Por Igor César
Bom, muito se fala sobre estilos dentro do Muaythai, e o que cada um deles faz. Mas, você sabe como lutar utilizando um estilo? Hoje, no Brasil, o Muaythai vem crescendo graças ao trabalho sério de pessoas que vão a Tailândia e trazem conhecimento mas, ainda temos alguns problemas na hora de trabalhar igual a um Tailandês.
Um Muay Fimeu é um lutador habilidoso, que usa de muitas técnicas para ganhar o combate e não se machucar mas, como trabalhar igual a um fimeu? O que devo fazer? Para responder essas perguntas, vamos dar um exemplo clássico de Fimeu Vs. Khao: O que o fimeu deve fazer para ganhar? Basicamente ele deve manter a distância com Teeps e pontuar com chutes ou golpes de encontro (desde que ele não consiga te clinchar).
Se o Muay Khao consegue clinchar, o Fimeu não deve trocar clinch, e sim, se defender ou derrubar. Assim, ele retomará a distância, e conseguirá voltar a pontuar. Se o Muay Khao for bom em segurar os chutes, uma boa saída é usar as travas com as pernas, fazendo com que o juiz pare a luta e você poderá recomeçar na distância outra vez.
Se ele for bom com os bloqueios, você precisa prestar muita atenção antes de chutar e esperar o momento certo para golpear. Uma boa saída, seria usar o Jab para atrapalhar e pontuar com chutes. Um fato característico do Muay Fimeu, é que, na maioria dos casos, ele anda pra trás mas, isso é uma questão lógica; se você precisa manter a distância do adversário, que necessita chegar perto para lutar, você não vai pra cima dele mas, não é em toda luta que o Fimeu vai andar pra trás.
Um exemplo disso é Fimeu vs. Fimeu, onde há alternância de movimentos, uma hora você anda pra frente, e depois pra trás. Isso é básico para quem é Muay fimeu. O intuito é manter a tranquilidade, a distância, e pontuar. Esse exemplo de distância e pontuação, também serve para os demais estilos exceto o próprio Muay Fimeu, que foi mencionado acima. Abaixo vai exemplo de Fimeu Vs. Khao.