Ao prefácio de tudo, dissonância cognitiva é um fenômeno psicológico que ocorre quando há um conflito entre as crenças de um indivíduo, seus pensamentos e ações. Esse conflito pode causar desconforto mental, ansiedade e estresse. O termo foi criado pelo psicólogo social americano Leon Festinger em 1957, após estudar um culto religioso extremista que pregava o fim do mundo em 21 de dezembro de 1954.
Festinger se infiltrou no culto pra estudar de perto o fenômeno causado por crenças que desde o inicio soam absurdas, mas ainda assim, causam uma grande adesão das pessoas. Por quase três anos, ele ficou infiltrado, analisando o comportamento dos indivíduos. O culto era chamado de “irmandade dos 7 raios”, fundado por Charles Laughead e sua companheira Dorothy Martin, em 1953 no Estado de Michigan – USA.
Eles são considerados o primeiro culto religioso voltado a crença de OVNIS, sim, extraterrestres. A irmandade defendia que o mundo iria acabar, mas os habitantes do planeta Clarion iriam salva-los. Sim, o relato é real, os fundadores do culto alegavam ter contatos telepáticos com Ets, que orientaram a respeito do fim do mundo a partir de um diluvio.
Como podemos observar, o mundo não acabou, mas os Buscadores (nome dado posteriormente ao culto), diante de tal fracasso, reuniu seu lideres, e afirmou que após um contato telepáticos, houve a revelação que o grupo teve sua fé testada, e a data foi passada para a véspera de natal do mesmo ano. Bom, novamente o mundo não acabou. Qual foi a solução dos líderes?
Afirmaram que após um contato telepático, a fé de seus membros tinha sido testada e aprovada, evitando o fim do mundo, ou seja, a fé deles impediu o apocalipse. Engana-se porem, que acredita que seus líderes ou seguidores, possuíam baixa instrução. Charles Laughead era médico universitário em Michigan.
Festinger, Riecken e Schachter (colegas de pesquisa), usaram o estudo para testar suas teorias sobre como as pessoas poderiam se comportar quando confrontadas com um tipo específico de dissonância, decorrente de uma profecia fracassada. a equipe viu que, em alguns casos, o fracasso de uma profecia, em vez de causar uma rejeição do sistema de crença original, poderia levar os crentes a aumentar seu comprometimento pessoal e também aumentar seus esforços para recrutar outros para a crença.
Mas Tiago, o que tudo isso tem a ver com muaythai, ou arte marcial em geral? TUDO.
Os esportes de combate e ou artes marciais chegaram ao Brasil em meados dos anos 1970 em sua maioria retalhada, salvo grande exceção Karate e Judô, já que a maior colônia de japoneses do mundo está justamente no Brasil. Mas de modo geral, as pessoas foram “educadas” por filmes e series, e posteriormente revistas.
Eu me lembro muito bem de ir a banca de revista aos domingos e comprar revistas sobre “artes marciais”, que falavam a respeito de técnicas secretas, ninjútsu, e outras artes marciais das quais eu nunca tinha ouvido falar até aquele momento.
E a pergunta inicial é, quais são as fontes de pesquisa? Qual a origem das afirmações daquela matéria, ou ainda, o entrevistado, qual a certificação dele sobre o assunto? E, é nesse momento que as coisas começam a ficar estranhas.
Talvez o caso mais famoso, ou um dos mais famosos, seja a matéria do Frank Dux, Dux surgiu em um artigo da Black Belt Magazine em 1980, alegava ser o único ocidental a vencer o torneio secreto chamado Kumite. O evento seria organizado a cada 5 anos com os 60 melhores lutadores do mundo em lutas eliminatórias, até sobrar apenas um. Dux alegava ser o vencedor do torneio secreto que foi realizado em algum lugar nas Bahamas naquele ano. Dessa entrevista nasceu o filme “Kickboxer – O Desafio do Dragão”.
Anos depois, após investigações e pesquisas, foi descoberto o óbvio, era tudo mentira. Mas lembra da Dissonância Cognitiva? Os seguidores de Dux até os dias de hoje afirmam que a CIA/FBI querem calar a verdade, atacando Dux. Mas por que? Bom, ele sabe demais. Mas sabe demais sobre o quê? Sobre os segredos, oras. Mas quais segredos? Os segredos secretos. Bom você já entendeu.
Com o real acesso a informação graças a internet, pesquisas sérias, historiadores, documentação acadêmica, livros, tudo está chegando mais fácil, mais barato e mais rápido. Porém nós temos um longo caminho pela frente. E não, Steven Seagal não é Mestre em nada, é só um picareta que casou com uma japonesa, abandonou ela, molestou mulheres e fugiu para a Rússia, mas alguns ainda não estão preparados para essa conversa.
Fontes de pesquisa:
- “When Prophecy Fails: A Social and Psychological Study of a Modern Group That Predicted the Destruction of the World”, by Leon Festinger, Henry Riecken, and Stanley Schachter, published in 1956.
- Black Belt Magazine Digital Archive em: https://archive.org/details/bub_gb_6toDAAAAMBAJ
Notas:
- Nome real do culto era The Brotherhood of the Seven Rays(em português, algo como “A Irmandade dos Sete Raios”)
- Originalmente organizado em 1953 por Charles Laughead, eles foram liderados por Dorothy Martin (também chamada Irmã Thedra), que alegava ter recebido uma mensagem do planeta Clarion de que um disco voador viria buscar o grupo antes de uma gigantesca inundação prevista para acontecer antes do amanhecer do dia 21 de dezembro de 1954.
- O Culto com o passar dos anos perdeu força e seus membros abandonaram a causa ao longo dos anos.