O que é Quiropraxia? A organização Mundial de Saúde classifica-a como uma profissão que tem função de diagnosticar, tratar e a prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético.
Neuro – Sistema nervoso
Músculo – Sistema muscular
Esquelético – Ossos
Meu nome é Joari Vieira dos Santos, sou treinador e proprietário da equipe JS TEAM MUAY THAI, sediada em Jales-SP. Estou no esporte há quatro anos, sendo os meus últimos dois anos os mais gratificantes.
[mnky_ads id=”10807″]
Como terapeuta e ex-atleta de várias modalidades esportivas, sei o quanto é importante a saúde estrutural de uma pessoa, fato a ser observado, pois os rendimentos físicos estão diretamente ligados ao seu correto funcionamento de sua estrutura óssea.
É de interesse do atleta e de seus treinadores que eles sintam-se bem e em condições de executar em suas atividades diárias e é habitual que ao fim do dia apresentem dores nos locais com maior exposição aos exercícios, como musculaturas e articulações.
São vários os fatores que proporcionam comprometimento de resultados: como fixação de quadril, desalinhamento torácico e dor cervical. É sobre alguns desses que irei analisar e dissertam sobre.
Permaneci com uma fixação e rotação de quadril por longos dezoito anos e isso fez com que eu perdesse a carreira de jogador de futebol que tanto buscava e que quase me tirou do MUAY THAI. Há 2 anos, diante dos fatos e do contato que tive com as terapias manuais, novamente enxerguei a possibilidade de voltar às atividades, trazendo um olhar direcionado ao bem estar do atleta e dos treinadores, estudando técnicas e analisando movimentos corporais – visando como base de pesquisa, seus equilíbrios e rotações.
Tive como foco, o quadril, que causa, dentre muitos problemas físicos o encurtamento dos membros inferiores quando não por deformidade genética – por sua fixação de maneira a permanecer em uma posição irregular, pode comprometer toda a estrutura óssea, torácica e cervical de um atleta – causando incômodos como dores agudas nas regiões articulares e até mesmo limitando o movimento de acordo com o grau de rotação ou fixação, fatos que possivelmente possam ser evitados e melhorados dentro do esporte e para saúde do atleta, proporcionando o realinhamento e manutenção correta da estrutura óssea.
COLUNA TORÁCICA
É comprometida e acometida por incômodos, principalmente pela rotação pélvica, que por sua vez fixada de maneira irregular tende a comprometer toda a estrutura – causando assim uma curvatura lateral que pode acarretar maiores problemas, tais como dores e demais algias como hérnia de disco.
O desconhecimento sobre como tratar seu atleta utilizando técnicas de terapias manuais e mante-lo em condições físicas é um dos maiores motivos de desistência de prosseguir na carreira de lutador.
COLUNA CERVICAL
Direcionando para o Muaythai, verificamos que muito se utiliza A COLUNA CERVICAL, devido aos exercícios utilizados em treinamento e em lutas dos já conhecidos “CLINCHs” por sua pegada direta na região do pescoço, caracterizada pelo estilo muaykhao da luta agarrada, esse excesso de treinamentos pode também comprometer movimentos dos ombros e membros superiores – proporcionando dores e até limitações mais graves, por essas e outras que deve se ter a atenção direta do treinador e dos atletas: para que a saúde física seja mantida e os resultados possam ser medidos em combate nos ringues.
Contatos:
Instagram