Por Tiago Simão.
É muito natural o medo de lutar, perder, se machucar, e para quem está começando, aquela sensação de ansiedade,
coração acelerado, pensamentos ruins, é normal.
O medo além de natural é bem importante, ele regula nosso bom senso para evitar que façamos coisas idiotas, as vezes nossa vontade de chutar o balde é maior, mas de modo geral o medo é bom e importante.
Vamos a algumas dicas para tentar ajudar a superar esse medo.
01) Treinar é tudo.
treinar compromissado, sempre chegando ao limite da força e do cansaço, isso lhe fará mais forte, mais duro
e mais confiante. Treine sério.
02) Auto confiança.
Ela não brota do chão, leva-se tempo para ganhar auto confiança, mas um caminho que você pode seguir é sempre conversar com seu treinador, conte suas preocupações, aceite críticas, ter auto confiança é entender que nada é fácil, mas você não desistiu. Ouça músicas que gosta, filmes sobre superação, esportes, biografias, se acostume a “ver” o sucesso, treine sua mente para isso.
03) Perder é normal, não rotina.
Todo grande lutador já perdeu, as vezes perdeu feio, mas ele continuou a treinar, perder não te faz pior, apenas não preparado o bastante, há fatores externos também, problemas pessoais e etc, mas você deve deixar tudo isso fora do ringue, perder é normal, não rotina, perder é o maior motivador que existe, a vitória geralmente acomoda, lhe dá uma falta sensação de poder, cuidado.
04) Vale a pena.
Você não será famoso, e nem irá no Faustão, mas a satisfação pessoal não tem preço, eu ia dormir sorrindo, todo quebrado, mas sorrindo, porque venci. Não pelo adversário, mas porque tanto treino valeu a pena. Não há glamour e ostentação, é apenas você com você mesmo muito feliz por tudo aquilo que você conseguiu.

















