Falar sobre a língua Tailandesa ainda é uma dura missão no Brasil, por ser um assunto muito divido entre os praticantes de Muaythai no país. Quem já teve a oportunidade de treinar um com Tailandês, tanto em seminários pelo Brasil ou com experiências na Tailândia. Percebeu como realmente faz diferença quando se sabe a língua Tailandesa.
Um grande erro quando o tema é Muaythai e língua Tailandesa, é a questão da mistura entre o idioma moderno com a língua Tailandesa antiga. A língua Tailandesa possui duas fases, uma antiga e uma moderna. Com isso a forma de se comunicar nos dias atuais não é a mesma de décadas atrás.
A maior confusão fica por conta dos praticantes de Muaythai, que ao mesmo tempo procura estudar o Muayboran. E Uma coisa que você precisa entender a partir de agora, é que Muaythai e MuayBoran são duas coisas totalmente distintas.
O Muayboran é a história do esporte, trata-se de algo antigo, e com isso muitas das coisas que envolve está ligada na língua tailandesa antiga. Enquanto o Muaythai é a forma mais moderna do esporte tailandês, tendo como base a língua moderna do país.
Podemos listar diversos pontos positivos para que você estude a língua Tailandesa, e de como ela será efetiva dentro dos seus treinos e estudos sobre Muaythai. Entretanto, listamos os principais benefícios que a língua tailandesa realmente vai colaborar para entender melhor o Muaythai e tudo que envolva o esporte.
1 — Estudando por vídeos:
Se você é um fanático por Muaythai, deve estudar e assistir diversas lutas com o intuito de absorver algo e aprender mais. E quem diz isso não somos nós, mas, sim qualquer Tailandês envolvido com o esporte, desde mais famoso ao desconhecido pela grande massa. Compreender o idioma ajudar a entender o que se passa durante as lutas por meio da narração, dessa forma entendendo o porquê de um lutador ter que correr atrás ou do outro buscar esfriar a luta.
2 — Seminários no Brasil:
Certamente você já esteve presente em um seminário de Muaythai realizado no Brasil e ministrado por um Tailandês. Se isso ainda não aconteceu com você, não se preocupe, sua hora vai chegar. A maior parte dos praticantes que participam de seminários com Tailandeses no país, não conseguem absorver nem 40% do que o mesmo querem transmitir. E um dos fatores para que isso aconteça, é a língua.
Muitos dos Tailandeses que estiveram no Brasil até hoje, não falam inglês fluentemente.
E o inglês que muitos falam é o “inglês tailandês de treinador de muaythai” que é totalmente básico. Agora pensa em uma relação de comunicação fácil e prática com o treinador, se ele pudesse se comunicar em sua língua nativa, como ele poderia enriquecer o conhecimento disseminado para todos.
3 — Buscando camps na Tailândia:
O Sonho de qualquer pessoa envolvida com o Muaythai, é poder ir visitar a Tailândia. Independente de ser praticante, atleta, treinador ou organizador de eventos. Todos querem beber a água da fonte e conseguir absorver o máximo de conhecimento possível. Mas, por mais que muitos tailandeses falem um pouco de inglês, você irá sofrer para compreender tudo de forma correta.
Por exemplo, o treinador na Tailândia irá falar para você que é necessário bloquear, mas, não os pontos negativos e positivos do bloqueio. E isso faz toda a diferença!
« Confira uma luta narrada. »
Bom, se você se interessou por estudar a língua Tailandesa. No Brasil existe uma escola especializada no idioma, com uma professora Tailandesa que mora no país há mais de 6 anos e que consegue compreender o português muito bem. Com isso, desenvolvendo uma didática de fácil compreensão para o brasileiro, e traduzindo do Tailandês para o Português.
Conheça a Baan Thai Brasil e aprenda a base do idioma em um curso desenvolvido para estrangeiros pela professora Yukontorn. Uma plataforma online e de simples navegação, contanto com suporte dos professores.