Por Tiago Simão
Escolhendo uma academia.
Se você perguntar para cada brasileiro que está na Tailândia sobre qual academia ele acha a melhor, você terá várias respostas, tudo irá depender do seu real objetivo, e quando digo real peço que seja bem pé no chão sobre o que deseja. Você irá só treinar ou pretende fazer turismo? Pense bem na resposta.
Treinar e lutar na Tailândia é muito diferente do Brasil, além dos fatores como comida, clima e fuso horário para se adaptar, as rotinas de treinos são puxadas, longe do que se faz em aulas comerciais ou treinos para competição de 1 hora por dia, e principalmente, quanto tempo você pretende ficar no país?
Alguns pontos importantes.
Você pode escolher treinar na capital Bangkok, no interior ou nas famosas praias. Cada lugar possui suas vantagens e desvantagens. Vamos detalhar um pouco.
* A academia oferece hospedagem? Alimentação? Caso negativo você terá que procurar um hostel e um restaurante perto, e fazer as contas de quanto irá gastar com isso. Comida thai é barata, mas é preciso se acostumar com ela.
* A academia esta perto de mercado, supermercado ou feira? Aqui em Bangkok há em cada esquina uma loja do Seven Eleven (7/11), ele irá salvar você.
* Comunicação; como está seu inglês? Aqui em Bangkok em pontos turísticos é falado inglês tranquilamente, porém no dia a dia, não. Tenha em mãos um celular com GPS e Google Tradutor, vai salvar sua vida.
* Você quer lutar? Há diversas opções, algumas serão a maior roubada da sua vida, outras uma ótima experiência. Será oferecido a você lutas no MX Muaythai, Thai Fight, Max Muaythai, Bangla, Patong e até mesmo no Lumpinee e Rajadamnerm. Aqui lutar é profissão, a rotatividade é grande, cabe a você decidir e confiar no seu treinador.
* Férias + Treino. Caso seu objetivo seja mais ligado ao turismo e o muaythai um complemento, recomendo que não feche pacotes, mas faça um dia de treino em cada academia que seja interessante a você.
Hora de escolher a academia.
Você terá basicamente duas opções, academias feitas para estrangeiros e academias que aceitam estrangeiros.
Academia para estrangeiros Academias que aceitam gringos
Foco em treinos comerciais | Foco em treinos para lutar |
Ar condicionado, ventilador, música ambiente. | Academias abertas, com o clima quente e úmido da Tailândia. |
Bons e maus treinadores | Bons e maus treinadores |
Preços altos | Preços negociáveis |
Estrutura multidisciplinar (muaythai – mma – jiu-jitsu).
Musculação – Piscina e etc |
Básico para musculação |
Caso queira um review completo de todas as academias, consulte o site em inglês: Campos de Muaythai na Tailândia
* Cotação do baht no dia (12/07/17) = 1.000 bahts / R$ 97,00 reais.
* Sobre treinar em academias com lutadores famosos, você irá pagar mais caro para apenas ver o treino, clinchar, bater aparador ou sparring não será feito com você, nesse caso recomendo apenas visitar a academia para conhecer, como a Yokkao PK Saenchai Muaythai, Banchamek Gym (Buakaw), Fairtex e etc.
* Infelizmente é comum lutadores de todos os cantos do mundo chegarem a Tailândia com o objetivo de treinar forte e fazer carreira, porém depois de um tempo estão lutando em qualquer coisa e gastando com balada, prostituição ou drogas, mas cada um faz o quer da vida, né?!
Att.
Na próxima parte: 10 dicas e sugestões gerais.