Como a comunicação correta pode ajudar a sobrevivência das academias pós quarentena
|
Sabemos que na situação atual quando tudo chegar sequer perto de normalizar, ainda teremos inúmeras preocupações. Os receios de frequentar lugares com várias pessoas ainda estarão fortes e isso não vai ser diferente para academias, principalmente as de artes marciais que contém uma aproximação física necessária.
Mas vou tentar trazer aqui para vocês, uma comunicação para negócios de posicionamento em crise e algumas opções que talvez te ajudem a manter o caixa rodando.
- O cuidado com a Saúde
É de extrema importância que todos os donos de negócios de academias, estejam atualizados e cumprindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Estamos em uma época extremamente difícil onde todos estão muito nervosos e críticos com tudo, e vocês donos de academias tem que se precaver para não houver nenhum julgamento dos seus alunos quando as portas abrirem, para que não percam clientes. Portanto é de grandíssima importância mostrar que sua preocupação número UM é a SAÚDE. Qualquer posicionamento que coloque a saúde em segundo plano é um tiro no pé.
Neste ponto que acabei de mencionar, você tem que mostrar que está tendo todas as medidas de preocupação com a parte sanitária. Isso sendo álcool em gel, luvas, máscaras, limpeza pós uso do espaço etc.
- Dinâmica de funcionamento
A partir disso, temos que já ter em mente e tentarmos nos conformar com o fato de que no início, mesmo quando as academias forem liberadas, as coisas não voltarão ao normal do dia para noite. Portanto você tem que adaptar a dinâmica das suas aulas. E tem que fazer isso até para atrair seus clientes que estarão receosos.
Então pense em possibilidades de transformar suas aulas de 1h30 em 40, 50min. Lembrando que sendo um esporte de contato ou não, a maior parte do tempo tem que ser focada em atividades aeróbicas as quais não necessitam de contato físico. As coisas estão diferentes, e estarão diferentes para todos. Não é a hora de ser teimoso e não se adaptar com as mudanças, porque quem vai sair perdendo é você.
- Flexibilização de custos
Chegando a parte um pouco mais financeira. Eu entendo que você está desesperado e entendo que tomou um grande prejuízo com a chegada da pandemia, porém se você quer lucrar e lucrar rápido sem perder clientes, tem que entender que eles também perderem dinheiro, economias e vários podem ter ficado sem emprego ou sem renda nenhuma, sendo assim pense em possíveis promoções trimestrais ou semestrais ou como achar melhor (ex: pague 3 meses e treine 4), vouchers para oferecer e até flexibilizações de pagamento.
Assim, continua entrando dinheiro para o caixa e você pode manter alunos que se não fossem essas condições, teriam que parar totalmente, o que não é interessante para você pois assim eles não trariam entrada nenhuma. Porém, caso sinta que não quer dar nenhum desconto, talvez seja importante considerar um bônus para quem continuar pagando normalmente, isso sendo um acompanhamento separado à mais, um suplemento ou até uma vestimenta como camiseta da equipe.
- Conexão com o seu consumidor
Para seus alunos se colocarem no seu lugar e terem empatia para que os que possam, continuem pagando a mensalidade novamente, você tem que fazer isso por eles, então se comunique com seus alunos. Mostre que você tá no mesmo barco que eles. Acredito eu que ninguém aqui tem uma academia tipo smart fit com milhares de pessoas, então é possível para vocês poderem ligar um à um, ou mandar uma mensagem personalizada (nada de lista de transmissão pelo amor), querendo saber como foi a quarentena dele, o que ele acha muito necessário para saúde e físico dele agora que pode sair. Se você entende seu público e o que eles querem, você entrega com maior qualidade e assim fideliza seus consumidores ainda mais.
Você tem que entender que, com produtos ou serviços que na visão de muitos possam ser vistos como “supérfluos” ou “não essenciais”, você tem que focar muito mais na SOLUÇÃO que você está vendendo.
Por exemplo, você não vende uma aula de Muaythai.
Você vende fortalecimento físico.
Você vende aumento da resistência.
Você vende aumento da imunidade e até da capacidade pulmonar.
Então, agora mais do que nunca é importantíssimo adaptar seu produto ou serviço para o que os tempos atuais precisam.
- Responsabilidade Social
E por último, se você não mostra responsabilidade social, você fica para trás. Transforme sua imagem dando exemplos de responsabilidade social, faça uma ação social, instigue seus alunos à ajudarem os necessitados dessa pandemia.
Seja com cestas básicas ou itens de higiene básica que muitos podem nem possuir. Mostre solidariedade, quem vê isso em você, vai querer sempre te apoiar e ajudar no meio de qualquer crise e finalizando, tenha TRANSPARÊNCIA com seus consumidores.
Espero que você tenha gostado e assim que as coisas forem evoluindo, caso haja interesse em uma parte 2 dessa matéria, posso trazer alguns outros pontos interessantes para se considerar.
Espero de coração que você tenha gostado e que tenha te ajudado em algo. Tira um print da sua parte predileta e marca o @acervothai e @biancaneuhauser no Instagram, e compartilharemos a sua foto. (=
Obrigada à todos que tiraram o tempinho para ler e até a próxima.
Atencionsamente, Bia.
















