Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Comitê Executivo reconhece Muaythai Amador como Olímpico. Mas não como você pensa.

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 20/07/2021

No dia 10 de julho de 2021 o Comitê Executivo Internacional parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu para propor o reconhecimento total de 6 entidades que representam esportes com chancela provisória nos Jogos Olímpicos. Após o período provisório de reconhecimento, estas 6 entidades demonstraram preencher todos os requisitos do COI.

As entidades propostas pelo Comitê Executivo são:

  1. A União Internacional de Cheerleading (ICU)
  2. A Federação Internacional de Muaythai Amador (IFMA)
  3. Federação Internacional de Sambo (FIAS)
  4. Federação Internacional de Curling bávaro (IFI)
  5. Associação Mundial de Kickboxing (WAKO)
  6. World Lacrosse (WL)

O Comitê Executivo apenas propõe que todos os esportes acima podem se tornar esportes olímpicos por preencherem todos os critérios como, quantidade de países praticantes, compromisso com exames antidoping, entendimento do compromisso com os Jogos etc.

Importante ressaltar que referente ao muaythai, o que está sendo proposto é o esporte em seu caráter amador, ou seja aquele ligado a entidade IFMA (Federação Internacional de Muaythai Amador). Atualmente a IFMA se fundiu a WMC (Conselho Mundial de Muaythai) se tornando a Federação Internacional de Muaythai e Associados.

Durante as Olímpiadas de Tóquio no Japão no mês de Julho de 2021, o comitê executivo juntamente ao Comitê Olímpico fará o pronunciamento oficial sobre as decisões e como seguirá o protocolo. Neste momento nenhum esporte citado acima é um esporte olímpico, apenas suas entidades serão reconhecidas e terão voz no Conselho Olímpico para futuramente discutir a introdução do esporte dentro dos Jogos Olímpicos.

 

Para as Olimpíadas deste ano (2021) em Tóquio os esportes aprovados foram:

  • Baseball-Softball
  • Roller sports (skate)
  • Sport climbing
  • Karate
  • Surfe

UPDATE MARÇO 2022:

Porém para a próxima Olimpíada sediada em Paris – França, os esportes citados acima não tem garantias ainda de participarem. O mais provável seja o skate, devido a grande aceitação e mídia, já o Karate corre riscos de ficar de fora dos jogos.

Link para a matéria original no site oficial do COI

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Rio Elite Thai realiza segunda edição

No último dia 16 de novembro, a Comunidade da Rocinha foi o cenário da segunda edição do Rio Elite Thai, evento organizado pelo promotor Diego Bochecha. Reunindo cerca de 800 pessoas, o evento reafirmou sua posição como um dos principais palcos do Muay Thai no...

Conheça os vencedores do Attack Fight Festival 35

Neste final de semana aconteceu mais uma edição do Attack Fight Festival com duas disputas de cinturão, Veja abaixo os resultados. 1º lutas: Matheus Pinokio vence Wanderley Moraes por decisão da arbitragem 2º luta: Maria Eduarda vence Pamela Salles por decisão da...

Thai kids coroa novos campeões em sua 21ª edição

O Portuários Stadium foi palco da 21ª edição do Thai Kids, um dos eventos mais esperados do muaythai infantojuvenil nacional. Com um card de 50 lutas, o evento proporcionou ao público uma maratona de combates repletos de talento e garra, destacando jovens promessas...

Keun Khru ou Yok Khru as tradições antigas do muaythai

Até o começo do século XX para uma academia de muaythai funcionar na Tailândia, ela deveria possuir autorização da Casa Real. O que não era nada fácil. De modo geral, militares e lutadores aposentados eram os responsáveis pelas primeiras academias. Portanto para...