No dia 10 de julho de 2021 o Comitê Executivo Internacional parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu para propor o reconhecimento total de 6 entidades que representam esportes com chancela provisória nos Jogos Olímpicos. Após o período provisório de reconhecimento, estas 6 entidades demonstraram preencher todos os requisitos do COI.
As entidades propostas pelo Comitê Executivo são:
- A União Internacional de Cheerleading (ICU)
- A Federação Internacional de Muaythai Amador (IFMA)
- Federação Internacional de Sambo (FIAS)
- Federação Internacional de Curling bávaro (IFI)
- Associação Mundial de Kickboxing (WAKO)
- World Lacrosse (WL)
O Comitê Executivo apenas propõe que todos os esportes acima podem se tornar esportes olímpicos por preencherem todos os critérios como, quantidade de países praticantes, compromisso com exames antidoping, entendimento do compromisso com os Jogos etc.
Importante ressaltar que referente ao muaythai, o que está sendo proposto é o esporte em seu caráter amador, ou seja aquele ligado a entidade IFMA (Federação Internacional de Muaythai Amador). Atualmente a IFMA se fundiu a WMC (Conselho Mundial de Muaythai) se tornando a Federação Internacional de Muaythai e Associados.
Durante as Olímpiadas de Tóquio no Japão no mês de Julho de 2021, o comitê executivo juntamente ao Comitê Olímpico fará o pronunciamento oficial sobre as decisões e como seguirá o protocolo. Neste momento nenhum esporte citado acima é um esporte olímpico, apenas suas entidades serão reconhecidas e terão voz no Conselho Olímpico para futuramente discutir a introdução do esporte dentro dos Jogos Olímpicos.
Para as Olimpíadas deste ano (2021) em Tóquio os esportes aprovados foram:
- Baseball-Softball
- Roller sports (skate)
- Sport climbing
- Karate
- Surfe
UPDATE MARÇO 2022:
Porém para a próxima Olimpíada sediada em Paris – França, os esportes citados acima não tem garantias ainda de participarem. O mais provável seja o skate, devido a grande aceitação e mídia, já o Karate corre riscos de ficar de fora dos jogos.