Sombat Banchamek, ou melhor, Buakaw banchamek, é hoje o mais conhecido lutador de tailandês de Muaythai fora da Tailândia. Nascido em 1982 na província de Surin, uma das regiões mais pobres de todo o país, fez com que Buakaw começasse a lutar muito cedo.

Revista com Buakaw criança
Aos 8 anos subiu ao ringue pela primeira vez, ainda em Surin para sustentar sua família. Com 15 anos mudou-se para o campo Por Pramuk Gym. O apelido “Buakaw” nasceu na Por Pramuk, e significa “Flor de Lotus Branca”. O conceito vem do Budismo, a flor de lótus nasce da lama e se torna algo raro e muito bonito. É o símbolo da iluminação espiritual, da pureza e de Buda.

Revista Muay Siam com Buakaw
- Tailândia e a conquista do Japão
Muito se fala sobre os títulos e cinturões conquistados na Tailândia, porém Buakaw conquistou apenas dois, sendo ambos do estádio Omnoi um dos quatro grandes da Tailândia;
- 2002 Omnoi Stadium Lightweight Champion
- 2000 Omnoi Stadium Featherweight Champion
Ainda em 2002 veio o título da Toyota Marathon na categoria 140 lbs vencendo o japonês Satoshi Kobayashi. Evento que foi realizado no Lumpinee Boxing Stadium.
No mesmo ano um novo evento no Japão procurava lutadores na categoria até 70kg, seu nome era K-1 World Max. No primeiro evento o vencedor foi o holandês Albert Krauss nocauteando o tailandês Kaolan.
K-1 WORLD MAX E AS PORTAS ABERTAS PARA BUAKAW

Buakaw campeão do K-1 World Max 70kg
A ideia do evento K1 surgiu a partir do Seidokaikan, um estilo de Karate full contact derivado por sua vez do Kyokushin criado por Kazuyoshi Ishii em 1981. Seidokaikan organizou o primeiro campeonato mundial de Karate. O torneio permitia ataques no rosto e uso de luvas de boxe.
Durante esse período foram organizados desafios contra outras artes marciais, utilizando como base as regras do Karate kyokushin até se tornar um evento com regras de kickboxing. Sendo assim em 1991 Kazuyoshi Ishii funda a organização K-1 e somente em 2002 é criado o evento K-1 World Max (lutadores até 70kg).
Em 2004 Buakaw faz sua estreia no evento chegando à final contra o favorito Masato Kobayashi e vencendo por pontos em uma luta que marcou o evento. Nesse mesmo evento o tailandês venceu o famoso John Wayne Parr. Em 2005 novamente chega às finais, mas perde em uma luta até hoje controversa, e seu adversário foi o holandês Andy Sower.
- A vingança nunca é plena mata a alma e a envenena
Após a derrota em 2005, Buakaw retorna em 2006 ao K1, porém dessa vez melhor treinado e determinado a vencer. A final mais uma vez seria entre ele e Andy Sower. Veja como ela terminou:
O fim do K-1 World Max
Após uma grave denúncia de colaboração e financiamento da máfia japonesa, o K-1 fechou suas portas, e posteriormente foi transformado em outros eventos. Abaixo a lista completa dos vencedores de todas as edições do K-1 World Max e seus vices.

Lista dos campeões K1 World Max
PROBLEMAS EM BANGKOK
Em 2014 o K-1 World Max realizou um evento na Tailândia convocando o já muito famoso Buakaw para lutar contra o alemão Enriko Khel. O desfecho da luta até hoje não foi explicado, muito se fala da interferência da máfia, outros falam da interferência de patrocinadores. Abaixo você confere:
Tirem suas conclusões.
Na segunda parte: A briga e saída da Por Pramuk, o exílio e retorno ao Muaythai.