Por Renato Carvalho
Funcionários do parque nacional Khao Yai foram forçados a mudar o horário de abertura do parque, depois de vários incidentes com elefantes atacando carros nos últimos meses.
O tempo de fechamento do parque para os turistas foi alterado para 21:00 ás 06:00 da manhã. As autoridades esperam que os novos horários reduza o encontros entre os turistas e os elefantes, que muitas vezes saem para se alimentarem ao longo da estrada.
Especialistas em vida selvagem atribuem os ataques ao aumento da agressividade de elefantes machos durante o acasalamento, a escassez de alimentos na floresta, e os distúrbios ao meio ambiente causado pelo aumento do número de turistas que visitam o parque, de acordo com KhaosodEnglish.
O número de elefante vs confrontos turísticos somente em janeiro já foi motivo de preocupação – um elefante atacou um Toyota Vios, um elefante destruiu um restaurante operado no parque, e um elefante não gostou de um motorista ter buzinando para ele.
Chukiat Ratchasit, o chefe da Associação de Khao Yai e Meio Ambiente Natural Reserve, disse que concorda com os novos horários, uma vez que também irá diminuir o impacto dos turistas sobre o meio ambiente natural.
“O que deve ser feito com urgência é incentivar todos os agentes de viagens, turistas, visitantes e caminhantes a obedecer as regras e regulação do novo tempo de passagem imposta pelo parque nacional”, disse ele.
Fonte: CCBKK