Como estudar as regras do Muaythai – Parte 01
Vamos começar uma nova série aqui no Acervo Thai, a intenção é facilitar o entendimento das regras do muaythai que tanto causa confusão. Para isso Paulo Carvalho, diretor de arbitragem da AMTI será o responsável por nos ajudar.
Primeiramente devemos explicar aos praticante de Muaythai, independentes do seu objetivo, os principais pontos que se referem ao Muaythai e, não podemos deixar de fora as Regras, elas são norteadoras do Esporte.
Não há esporte sem regra e no que tange ao Muaythai, elas são únicas e complexas. Não tem como jogar futebol sem saber o que é um impedimento, não é mesmo? Pense analogicamente, dama e xadrez são jogados no mesmo tabuleiro, porém possuem regras e formas de jogar distintas.
Da mesma forma ocorre com o Muaythai e demais esportes de ringue. Tendo como exemplo Kickboxing e Muaythai são ligados no mesmo ringue, mas possuem regras regras totalmente distintas e autônomas.
Tendo como base saber que Muaythai possui sistema de pontuação diferenciado dos demais esportes de contato e, sabendo que as regras chegaram erroneamente no Brasil, temos por obrigação difundir a regra real do esporte.
Tudo que for exposto aqui, possui como base, estudos com os principais árbitros da Tailândia, bem como pesquisas em cima de cartilhas da WMC e ginásios Tailandeses (sim, eles possuem apostilas) seguimos o preconizamos o que é imposto nos grandes ginásios.
Sem mais delongas e agora que possuímos plena convicção da autonomia das regras no Muaythai, podemos nos aprofundar um pouco mais.
Você sabe como ocorre a pontuação? Enfim, diferente de alguns outros esportes de contato, onde a pontuação é somada round a round, no Muaythai você pode vencer apenas um round e perder os demais e, mesmo assim, se consagrar vencedor da luta. Dependo do quão bom você foi neste round que venceu.
Quem faz melhor vai sempre sobressair sobre quem faz mais. Não importa a quantidade e sim qualidade. Um round muito bem vencido, será superior a 2 ou 3 pouco perdido.
Obviamente que isto vão depender das circunstâncias da luta. Mas o que desejo expor é que a efetividade e dano são primordiais para se obter o vencedor. Exemplificando, o atleta A consegue bater mais em 4 rounds, mas toma um knockdown em 1 round.
Podemos concluir que este atleta A, tentou e não fez o que desejava em 4 rounds, enquanto seu adversário em apenas um round conseguiu derruba-lo. Efetividade é a palavra chave.
No próximo tópico, iremos falar sobre a imposição de jogo e a força.
Texto original: Paulo Carvalho
Edição: Tiago Simão
Paulo Carvalho é Diretor de Arbitragem da AMTI