Felizmente o cenário feminino de muaythai está mudando e rápido. A pouco tempo atrás na Tailândia era possível sendo mulher lutar apenas em locais como Chiang Mai e Phuket. Hoje graças a eventos como Muay Hardocore, Super Champ, Thai Fight e ONE, as meninas estão conseguindo o espaço merecido na mídia. Ainda não é o ideal, mas o caminho está sendo criado. Abaixo você irá conhecer as melhores lutadoras que estão no circuito atualmente (2020-21).
STAMP FAIRTEX
Stamp Fairtex é uma das lutadoras de Muaythai mais importantes do mundo hoje, e sua lista de realizações pode atestar isso. Seu histórico no Muaythai também é uma prova de como ela é formidável (63-17-5).
Stamp (Nome Real: Natthawan Panthong) começou a aprender muaythai aos 5 anos e apenas um ano depois já estava competindo. Ao longo do caminho, ela ganhou o campeonato em um estádio local e também se tornou a campeã do Nordeste da Tailândia. Mais tarde, ela se mudou para o Fairtex Gym em Pattaya aos 18 anos, a fim de aprimorar ainda mais suas habilidades e realizar seu sonho de ser campeã mundial.
Em 2018 Stamp vence o cinturão de Kickboxing do peso átomo do ONE Championship e o cinturão de muaythai do peso átomo do mesmo evento. Porém em 2020 perdeu o cinturão de muaythai para a brasileira Allycia Hellen.
WONDERGIRL FAIRTEX
Wondergirl Fairtex (anteriormente Nat Jaroonsak) é uma das estrelas em ascensão do MuayThai feminino. Ela já está fazendo barulho desde sua estreia no ONE Championship.
Originária de Bangkok, Wondergirl começou a treinar MuayThai aos 6 anos sob os olhos atentos de seu pai na academia da família, Jaroonsak Muay Thai. mudou-se para Pattaya no campo da Fairtex muaythai e venceu mais de 50 lutas. Sua carreira no ONE tem tudo para se destacar.
ALLYCIA RODRIGUES
A brasileira Allycia Hellen entrou para os holofotes internacionais do esporte ao derrotar a campeã Stamp Fairtex pela disputa do cinturão do ONE. Lutadora do campo Phuket Fight Club, em março de 2019 foi campeã Ayutthaya Pink Belt contra a 12x campeã mundial W.P.M.F Thananchanok Kaewsamrit. Allycia tem tudo para se tornar uma das maiores lutadoras de muaythai do mundo.
SAWSING SOR SOPIT
Sawsing Sor Sopit é uma das lutadoras de Muaythai mais experientes da Tailândia. Ela possui um recorde de mais de 200 lutas sendo 170 vitórias – 30 derrotas – 4 empates.
A partir daí, ela acrescentou uma série de outros títulos mundiais. Em 2012, ela ganhou o título da World Professional Boxing Federation (WPBF) no peso pena (126 lbs.). No mesmo ano, também conquistou o cinturão pena no S1. Em 2017, ela conquistou o cinturão do WMC do superpluma (130 libras). Além do cinturão de campeã nacional tailandesa.
SUPERGIRL JAROONSAK
Supergirl Jaroonsak é outra lutadora de Muaythai da Tailândia que está em ascensão. Ela também é a irmã mais nova da lutadora Wondergirl Fairtex. Você deve conhecer ela por causa desse vídeo:
JANET TODD
Janet descobriu a arte um pouco tarde, no último ano da faculdade. Mas ela ficou determinada a treinar e lutar, desde então conquistou muito em seu curto tempo no esporte. Todd ganhou a medalha de ouro do IFMA no Campeonato Pan-Americano e a medalha de bronze no IFMA World Championship e Jogos Mundiais.
Assinou com o ONE e lutou contra a Stemp valendo o cinturão de muaythai, mas perdeu a luta, porém está treinando para ter uma nova chance.
ANISSA MEKSEN
Anissa Meksen é geralmente considerada a melhor lutadora de kickboxing peso por peso do planeta. E essa distinção vem com um bom motivo. Basta olhar para seu recorde de lutas, são 100 vitórias e apenas 5 derrotas, com 32 dessas vitórias por nocaute.
Meksen, que vem da França, conquistou quase todos os títulos no Muaythai e Kickboxing. Alguns de seus títulos anteriores e atuais são: ex-campeã mundial WPMF Muaythai Flyweight, ex-campeã duas vezes Glory Super-Bantamweight e ex-campeã da França e Europa de Savate. Atualtente assinou com o ONE.
TIFFANY VAN SOEST
Tiffany Van Soest é uma das melhores lutadoras de Muaythai do mundo. Faixa preta de Karate estilo Shorin-ryu, mudou-se para o Muaythai aos 18 anos. E até o momento já coleciona os cintuões do Glory Women’s SuperBantamweight champion, WBC Muay Thai International Super Bantamweight, e Lion Fight Promotions.
SYLVIE VON DUUGLAS
Sylvie detém o título da mulher com o maior números de lutas na Tailândia, são 253 lutas até o momento (outubro 2020). Sylvie se mudou para a Tailândia em 2012 junto com seu marido para se dedicar 100% ao muaythai. Hoje o maior exemplo de dedicação ao esporte e principalmente a sua cultura. Escritora do site 8Limbs, é sem dúvida a maior escritora sobre o assunto em língua inglesa e influência para várias outras pessoas.
Matéria original: Muaythai Citizen Top Female Muaythai Fighters
Tradução e adaptação: Tiago Simão.