As falácias contra o muaythai e as verdades que você precisa saber.
Falácias nada mais são que mentiras, que são contadas a tanto tempo que se tornaram verdades falsas. É comum andar pela internet e se deparar com “mestres” falando bobagens gigantes.
Vamos desvendar algumas nessa matéria.
O Boxe o Muaythai e um pouco de falácia.
Desde os anos 1903 o Boxe ocidental é conhecido na Tailândia, alias, o Boxe e o Rugby eram conhecidos e praticados no País. Em 1913 o Rei Chulalonkorn tornou obrigatório o ensino do Boxe em sua Escola Suan Kulap College.
Muay” refere-se a lutar – boxear e para diferenciar do Boxe Inglês/ocidental é criado o termo “Muaythai” – “Boxe Tailandês”. A divisão de peso, rounds e tempo em lutas de Muaythai foram influências diretas do boxe ocidental.
Portanto é falácia afirmar que na Tailândia não se treina Boxe, ele está inserido no País a mais de 100 anos, a grande diferença encontra-se no jogo do Muaythai.
Somrak Khamsing foi medalha de Ouro no Boxe nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta USA. Além de um dos melhores lutadores de Muaythai de todos os tempos. É comum lutadores tailandeses fazerem parte dos rankings mundiais de boxe.
Eles não são mais páreos.
É comum “entendidos” afirmarem:
“Hoje Tailandês não consegue mais impor seu jogo contra estrangeiro, porque hoje o estrangeiro treina Muaythai, Karatê, Tae-Kwon-Do, axé e Zumba”.
Se você conhece alguém com esse argumento, por favor, pergunte a ele quem ele indica para lutar contra Saenchai, Panpayak, Saen, Muangthai, Sangmanne, Tanonchai, Kongsak, enfim, assim que ele lhe der os nomes, me chame nos comentários.
A questão é simples, o biotipo de um Tailandês não lhe permite ser muito alto ou mesmo pesado (há exceções, eu sei), portanto as lutas serão sempre as melhores nas categorias de pesos (57kg a 67kg).
Nos Rankings da WPMF e WMC todos os Top 5 são tailandeses nesses pesos, acima disso temos um número maior de estrangeiros.
Temos Sittichai Sitsongpenong fazendo um belo estrago no Glory, maior evento de Kickboxing do mundo, um tailandês impondo seu jogo contra lutadores maiores e mais fortes, aliás, Saenchai mandou um abraço.
Hoje há um número bom de estrangeiros que lutam no mais alto nível, mas pergunte a eles sobre como é fácil impor o jogo contra um tailandês.
Não confundam Muaythai Amador com o Profissional, essa bobagem causa falácias desse tipo.
Mistura tudo que dá certo.
Para terminar vejo comentários clássicos como: Se você não treinar outras coisas não irá evoluir, o Muaythai precisa dessa mistura.
Vamos aos fatos? Existe sim evolução dentro do Esporte.
No caso do Futebol, nos anos 80 o jogo era é bem diferente do apresentado hoje, era melhor? Ai já é outra discussão.
No Muaythai não existe fusão, existe aperfeiçoamento nos treinos, hoje Muay Khaos e Muay Fimeus são bem valorizados, alias, quando alguém usar o argumento da mistura, pergunte a pessoa se ela conhece o termo Khao e fimeu para definir lutadores e pergunte como a “mistura” favorece o atleta a vencer.
Lembrem-se a evolução é clara em qualquer esporte, mas não use a bobagem do argumento de “misturar”, não é MMA.
No Muaythai não se golpeia para marcar pontos, se golpeia para machucar, buscar o nocaute, a regra favorece esse jogo.