A força dentro do muaythai e como você pode melhorar
Força no muaythai é um ponto muito importante. Mas, antes que você responda: treinar hipertrofia e ficar monstrão, amigo do Leo Stronda, vamos com calma.
Ficar “grande” implica em aumentar sua massa, por consequência seu peso, o que torna complicado o corte de peso. A melhor saída seria tornar sua fibra muscular melhor, com exercícios concentrados e repetições.
Para entender como esse tipo de treino é feito na Tailândia, convidamos Leonardo Sessegolo treinador da academia Phuket Fight Club.
- Leo Sessegolo
Na Tailândia, no geral você irá correr 2x por dia (6 a 8 km), clinchar e fazer barra, é muito eficiente. Fazendo isso em alguns meses seu ganho de força será percebido.
Eu pessoalmente gosto de acrescentar mais exercícios, mas depende de cada luta. Todos os meus atletas treinam além do já citado, pelo menos 2 a 3 vezes por semana agachamento e corrida arrastando pneu.
Para cada atleta treino o que for melhor para ele em cada situação. Às vezes clinch mais sólido, às vezes perna mais forte, tudo depende do que vamos enfrentar.
Aqui na Tailândia é bem comum o treino de arrastar pneu na corrida, treinar pescoço levantando peso, barra, flexão, e além de tudo isso ainda peço para meus atletas treinarem perna.
Quanto mais treino mais força?
O que sempre falo aqui é: chute não é pra acertar, é para machucar. Bater sempre muito forte e firme no saco de pancadas e aparador.
Uma curiosidade, tailandês tem a ideia de que quanto mais você faz, mais preparado você está. Então você vê alguns treinos errados, mas eles fazem varias repetições.
Para os tailandeses o certo é “fazer muito”, se faz muito você está forte, o que não deixa de estar certo.
Como um tailandês que treina de forma rústica ganhando por luta 20 mil bahts (2 mil reais) não cansa em cinco rounds, mas um ocidental que luta MMA treinando em academias modernas cheias de tecnologia, cansa no primeiro round?
Entenda, sou fã de MMA, e trabalho com essa área também, mas muito treino físico e pouca luta, resulta nisso.
Afinal quando você apanha seu gás vai embora rápido, se você não está preparado para levar um soco no rosto e continuar forte, a luta acaba para você.
A verdade é que muitas academias de lutadores famosos se tornaram aulas e não treinos de verdade. Devemos manter o básico e a eficiência.
Agradecimentos a Leonardo Sessegolo treinador Phuket Fight Club -Tailândia.



![força-muaythai Léo ao lado do lutador Matheus Pereira [Arquivos pessoais]](http://acervothai.com/wp-content/uploads/2016/01/leos1.png)














