Agressividade na Venda
Ultimamente as pessoas vem se sentindo extremamente incomodadas com o fato de verem outras vendendo algo.
Isso acontece pelo simples fato de que as pessoas não gostam de sentir que outras estão vendendo algo para elas. As pessoas gostam de comprar. Por sua própria vontade mas jamais pelo sentimento de alguém oferecer ou “empurrar” uma venda.
Mas todos nós vendemos algo.
Um médico está vendendo o tempo dele e você está pagando em troca de por exemplo, uma hora do seu conhecimento dele. Se você está trabalhando em uma empresa, você está vendendo seu tempo em troca do seu salário.
Se você é uma dona de casa ou dono de casa, você está vendendo as suas ideias para quem paga as contas. Ou seja, no final das contas todos vendemos algo. Ou seja, todos estão tentando sobreviver, pagar seus boletos. Infelizmente nada é de graça.
MAS, vamos lá.
Quando estamos falando de vendas e de pessoas que trabalham diretamente com clientes pro seu negócio rodar, existe algo em ser protagonista e ir atrás dos clientes, prospectar e fazer acontecer, mas tudo isso tem limites. Então muito cuidado com o quão agressivo você é em fechar um cliente.
Um ótimo exemplo de ser agressivo de uma forma negativa é quando você está tão desesperado para fechar um cliente a ponto de quebrar princípios éticos, como falar mal da concorrência.
Ex: Se o cliente fala que fechou com alguém mais barato, você JAMAIS pode responder “Ah mas então, ele deve ser ruim”.
Falar mal da concorrência é um erro fatal e com certeza demonstra que você não tem confiança no seu trabalho por isso acha necessário falar mal do dos outros.
Pontue seu DIFERENCIAL e não o DEFEITO dos concorrentes
Pontue algo que você entrega e faz muito bem, sem focar no que eles NÃO FAZEM, mas sim no que VOCÊ FAZ.
OBS: Mesma coisa vale para entrevistas de emprego, pega muito mal chegar e detonar a antiga empresa que você trabalhou (mas claro como tudo, existem exceções).
Agora, um exemplo de Agressividade Positiva.
Vamos imaginar o cenário de um personal de muaythai tentando fechar um cliente.
O cliente está duvidando se por ser jovem demais ou magro demais ou baixo demais, as aulas não serão exatamente o que ele precisa.
A única coisa que você pode prometer, é o que você consegue garantir porque vem de VOCÊ.
Você não pode e não deve prometer que a pessoa vai emagrecer 10, 20kgs. Porquê mesmo se você fizer absolutamente tudo certo nos seus treinos, para a pessoa obter os resultados, ela tem que se comprometer com a parte dela.
Agora o que você pode prometer é muito esforço e disciplina da sua parte. Você pode prometer aulas dinâmicas e eficientes caso a pessoa se dedique. Que se ela fizer sua parte, em conjunto aos treinos, o resultado virá.
E seus argumentos podem variar de : Eu estudei xxx. Eu já formei tais atletas, eu tenho xx tempo de experiência. Eu sou perfeito para esse trabalho.
Colocando todas as suas vivências ao seu favor.
ISSO é uma agressividade POSITIVA.
Você promete esforço, persistência e dedicação. Resultados não temos como saber o que acontecerá. Mas o que puder vir de você, está garantido.
É isso, espero que tenham gostado e que coloquem essas dicas em ação.
Espero de coração que você tenha gostado e que tenha te ajudado em algo. Tira um print da sua parte predileta e marca o @acervothai e @biancaneuhauser no Instagram, e compartilharemos a sua foto. (=
Obrigada à todos que tiraram o tempinho para ler e até a próxima.
Atenciosamente, Bia.
















