O treinamento de força para esportes de combate é em muitas vezes uma tarefa confusa e frustrante quando se trata de programação. Mesmo os autores mais conhecidos e respeitados estão constantemente a mudar suas abordagens e admitir os erros do passado. Mas essa é a natureza da ciência do esporte, uma nova pesquisa está sendo apresentada a um ritmo muito rápido, que pode potencialmente alterar a nossa forma de trabalhar esses tipos de treinos.
Nosso trabalho, como atletas de esportes de combate, como é o caso do Muaythai, é olhar para essas provas, torcer e modelar em algo que seja útil para nós. Não somos um bodybuilder, powerlifter, ou levantador olímpico. Para nós – atletas de esportes de combate, o trabalho de força tem outros objetivos.
Você pode ver vários programas de treinamento de força espalhadas por todo lado; alguns podem ter um respaldo científico, e outros não. Um bom exemplo, é que para lutadores de MMA, correr 15km não se torna algo fundamental. Mas, você já pensou em não correr ? Tente colocar isso na cabeça de um Tailandês. Irão te chamar de louco! Mesmo não tendo um respaldo científico de que correr 15km poderá te ajudar na luta, nenhum bom lutador de Muaythai irá abrir mão dessa pratica.
Mas o fato é que a maioria desses programas que vem sendo apresentados hoje em dia, são concebidos para os atletas acima mencionados, como é o caso dos bodybuilder, powerlifter, ou levantadores olímpicos. Mas não para lutadores de Muaythai, lutadores de jiu-jitsu ou lutadores em geral. Todos nós temos diferentes adaptações, e treinos de forças específicos aos treinamentos desejados. Pois o objetivo final de cada um é bem distinto.
Precisamos trabalhar o nosso treinamento de força em torno de todos os outros tipos de treinamento que fazemos. Temos que ser lógico em nossa abordagem.
O ponto principal do treinamento de força para esportes de combate é criar uma vantagem sobre um adversário que seja tão hábil quanto você. Se o seu treinamento de força está afetando negativamente o seu treinamento de habilidades, então é completamente contraproducente. Deve-se melhorar o seu treinamento de habilidades, não interrompe-lo ou sobrecarrega-lo com outros treinos.
Muitos lutadores estão se lesionando ao se arriscar em treinos de cross fit, poucos conseguem compreender a diferença dessa atividade com um treino funcional, por exemplo. Temos que ter em mente que cada corpo é único, e temos que tomar muito cuidado com esses tipos de treinamento, pois eles poderão acabar te atrapalhando.
A dica que podemos passar é, você acompanha os top fighters do Muaythai ? Assiste vídeos de treino ? Ler sobre esse tipo de atividade ? Como você procura evoluir seus treinos de força ?
Sempre que procurar uma atividade complementar, como seria no caso do ganho de força, veja se o profissional que te acompanha compreende o Muaythai, e em cima disso devem desenvolver trabalhos específicos de ganhos de força sem atrapalhar nos treinos de habilidades.
Hoje em dia é comum que lutadores se arrisquem nesses ‘super treinos’ e que acabem perdendo tempo. Fique atento, todo cuidado é pouco.