Nascido em 1661, príncipe Ma Duea era filho bastardo do rei Narai e de sua concubina, a princesa Kusawadi de Chiang Mai, por ser um “bastardo”, foi adotado pelo conselheiro principal de Narai chamado Phetracha. Narai foi um dos grandes reis da Tailândia, admirado até os dias atuais, mas foi traído e morto, e isso está ligado a história do Rei Tigre.
Somdet Phra Narai Maharat ou Narai (Ramathibodi III) foi um grande entusiasta da diplomacia e comércio com estrangeiros e governou Sião de 26 de outubro de 1656 a 11 de julho de 1688. Tinha como seu conselheiro Constantine Phaulkon, de origem grega, estreitou laços com a França tendo acesso a corte do Rei Luiz XIV. Mas em 1688 sofre um golpe de estado do seu mais próximo conselheiro, Phetracha (pai adotivo de Pra Chao Sua, o Rei Tigre).
A chamada revolta de 1688 foi de fato um golpe orquestrado por Phetracha, suas alegações foram a abertura de Narai a religião estrangeira (cristianismo), além de acordos que segundo alguns beiravam a vassalagem. Porém Narai foi de fato deveras inteligente, para não incitar uma guerra com franceses e ingleses, ele fez o caminho do bom vizinho. Abriu mão de algumas coisas, e pequenos pedaços de terra, mas manteve a independência tailandesa. Um dos pontos de viragem críticos prendeu-se com a construção dos fortes e quartéis militares franceses em Bangkok.
Mas Pretracha sob esse argumento elaborou um plano para tirar Narai do poder Comandante do Regimento Real de Elefantes, emergiu como o principal “nacionalista” defensor do Reino de Sião.
Em 18 de maio de 1688, Phetracha deu um golpe de estado bem-sucedido e prendeu o próprio Narai, Phra Pi, e seus meios-irmãos, o príncipe Aphaithot e o príncipe Noi. Phaulkon foi convocado ao palácio, onde ele e seus oficiais franceses foram cercados e desarmados. Phaulkon foi jogado na masmorra do palácio e brutalmente torturado. Por fim, sob acusação de conspiração para matar o Rei, todos foram executados, os irmãos, e o conselheiro.
Phetracha morre em 5 de fevereiro de 1703 ordenando seu filho, como rei sucessor, surge assim Phra Chao Sua, o Rei Tigre. Suriyenthrathibodi ou Samphet VIII era seu nome real, e como era filho de Phetracha, se tornou o segundo monarca da dinastia Ban Phlu Luang.
O título de “rei Tigre” portando não representa coragem ou algo auspicioso, mas sim, uma pessoa cruel capaz de matar irmãos apenas para manter seu status.
De acordo com a descrição do The Chronicle of Ayutthaya, edição de Phan Chanthanumat (Choem):
“Sua Majestade habitualmente se agradava com bebidas alcoólicas e relações sexuais com as crianças do sexo feminino com menos de 11 a 12 anos de idade. Se alguma mulher fosse incapaz de suportá-lo e se contorcesse de dor, Sua Majestade ficaria furiosa e aplicaria uma penalidade a ela, esmagando-a para morte com seus pés”.
“Naquela época, o rei tinha uma mente vulgar, comportamento incivil, conduta selvagem, hábitos cruéis. Ele nunca se interessou por atividades de caridade, mas apenas pelas atividades que violavam as tradições reais. Além disso, ele não tinha inibição, mas era consumido por pecado ímpio. Eternas eram a raiva e a ignorância em sua mente. E o rei habitualmente bebia bebidas alcoólicas e se agradava tendo relações sexuais com as crianças do sexo feminino que ainda não atingiam a idade da menstruação”.
Samphet VIII morreu em 1709, após contrair uma doença incapacitante e fatal durante sua peregrinação ao Templo Phra Phutthabat, provavelmente ele teria contraído malária, muito comum naquela época. Para conhecer mais sobre o “muay phra chao sua”, leia a matéria: O suposto estilo de Muay do Rei Tigre.
Fontes:
- Muaythai national symbol – 2007, Peter Vail
- Muay Boran: Pra Jao Seua The Legendary Tiger King Style – 2020, Nick Senna.
- Muay Thai Boran: Styles, History, Legends, and Features – 2022, Gaawut Book.
- “Muay Thai: Inventing Tradition for a National Symbol – 2014, Peter Vail,