Por Raphael Ribeiro
Bom, você não leu errado. É isso mesmo, a Tailândia desde 2012 vem recebendo diversos lutadores com o foco no MMA. Logo atrás dos estados unidos, a Tailândia vem se tornando uma referência em treinos para artes marciais mistas.
E não pense que isso se restrita ao sul do país, onde se localiza a Tiger Muaythai e a Phuket Top Team. O MMA na Tailândia vem se expandindo de uma forma muito forte nesses últimos 3 anos, e um grande exemplo disso é que na cidade de Ubon Ratchatanne no norte do país, que é uma cidade tradicionalista em revelar grandes lutadores de Muaythai, como Orono Por Muang Ubon e Nungubon Sitletchai. Vem tendo eventos de MMA organizados pela academia Legacy Gym, uma das precursoras de treinos de MMA no país.
Hoje a Tailândia é o paraíso dos lutadores do UFC, BELLATOR, ROAD FC entre outros. E porque isso ?
A Tailândia é um país com um ótimo clima para a perda de peso e treinos fortíssimos, além disso o país vem colocando lado a lado os dois melhores treinos que um lutador de MMA precisa ter, o Muaythai e o Jiu Jitsu.
O Jiu Jitsu na terra do Muaythai vem se tornando cada dia mais forte, atualmente existe diversos professores brasileiros campeões mundiais de Jiu Jitsu e ótimos faixa preta dando treinos em academias que procuraram se especializar no MMA.
E não pense que uma nutrição regrada, suplementos alimentares e até mesmo anabolizantes são coisas restritas do mundo do MMA. A Ásia é uma grande produtora de esteroides e o uso dos mesmos na Tailândia não começou pelo fato do MMA está invadindo o espaço do Muaythai Tradicional.
É Muito comum lutadores Tailandeses fazerem o uso de esteroides, na Tailândia não existe exame antidoping e com isso diversos campões conseguem aumentar e melhorar seus resultados com essa pratica. Mas ao lutar em eventos fora da Tailândia, podem acabar caindo no exame de dopping, como foi o caso do grande campeão Saenchai.
Se engana as pessoas que pensam que os Tailandeses não sabem tirar proveito desse momento em que vive o esporte na Tailândia. Há alguns anos atrás se dizia que nunca haveria eventos de MMA no país. Mas amigo, onde se tem publico e demanda para algo, é impossível conter.
A Tailândia já vem revelando grandes lutadores de MMA, como é o caso da estrela do ONEFC, Shannon Cai e além disso até mesmo grandes lutadores de Muaythai estão querendo se aventurar no MMA, como recentemente foi o caso do grande campeão e lenda viva do Muaythai, Jomhod Kiatadisak.
Em entrevista para o Canal Mais Um Round em outubro do ano passado, o brasileiro e lutador de MMA Bruno Miranda, que atualmente mora na cidade de Phuket na Tailândia, revelou algumas das características que vem fazendo a Tailândia ser o destino final para camps de diversos lutadores de MMA.
E como disse anteriormente, os Tailandeses estão sabendo muito bem como adaptar métodos que envolvam treinos de MMA para o Muaythai Tradicional, como treinos de força e treinamento funcional, esses já são alguns dos treinos que você poderá encontrar em academias da linha tradicional que ainda não possuem treinos variados.
Então se você é lutador de MMA, saiba que poderá encontrar um treino muito mais completo na Tailândia do que nos estados unidos e na europa. Já que diversos lutadores de vários países se encontram no mesmo local para treinos.
Além disso, brasileiros não necessitam de visto para à Tailândia, como é para o estados unidos.