Nesta matéria falamos sobre a origem do kickboxing japonês, leia completo aqui. Vamos continuar a investigação abordando a origem do kickboxing em terras holandesas e seus mitos com o muaythai.
Após o grande crescimento do kickboxing japonês, graças ao empenho do promotor Osamu Noguchi, dois grandes mestres de caratê também tiveram uma influência muito grande na construção do Kickboxing, sendo eles; Mas Oyama e Kenji Kurosaki.
Mas Oyama chama-se na verdade Choi Young-Eui, mas em algum momento após 1939 passou-se a chamar Oyama Masutatsu. Em 1946 Oyama entra para a universidade para estudar ciência do esporte. Entra em contato com Gigo Funakoshi, o terceiro filho do fundador do Karate Shotokan, Ginchin Funakoshi (primeiro estilo de Karate criado no Japão).
Porém devido a sua origem coreana, Oyama se sentia isolado, e treinou por muito tempo sozinho ou afastado de Dojôs. Em 1953 abre seu próprio Dojo chamado Oyama Dojo. Viajou diversas vezes pelo Japão para demostrar seus técnicas, incluindo lutando contra touros. Em 1957 funda o estilo Kyokushin Kiai. Como você já sabe, lutadores de Oyama estavam no desafio contra o muaythai em 1963.
Kenji Kurosaki em 1951 estudava Goju-Ryu Karate, em 1953 Oyama inaugura seu Dojo e Kurosaki se torna um de seus instrutores. Chegando em 1963 o promotor Osamu Noguchi faz um convite a Oyama para o desafio Karate vs Muaythai. Como sabemos Kenji Kurosaki que inicialmente era apenas um treinador assume a vaga de lutador.
Durante a luta contra o campeão Rawee Dechechai, Kurosaki é derrotado por KO via cotovelo. Importante salientar que o Kyokushin era luta de contato, diferente de vários estilos de Karate que na época não permitiam contato físico. A intenção de Oyama era fazer do seu estilo, algo prático e funcional.
O KYOKUSHIN CHEGA A EUROPA
Em 1966 a convite de John Bluming, Kurosaki permanece 11 meses na Holanda ensinando Kyokushin. John Bluming foi um nome muito forte dentro das artes marciais na Holanda. Em 1965 se tornou o primeiro ocidental a alcançar a faixa preta 6ºDan dentro do Kyokushin. Porém isso gerou revolta entre os japoneses que obrigaram Oyama a fazer um desafio publico para provar que o europeu merecia tal graduação. Para a luta o campeão Kwan Mo Gun foi escalado, porém John venceu a luta por KO. John em 1994 alcançou o grau máximo dentro da arte, o 10º Dan pelas mãos de Kurosaki.
em 1969 Kurosaki se afasta do Kyokushin por divergir de várias ideias e funda a Mejiro Gym. A grande questão é que Kurosaki sabia que o muaythai era uma arte que poderia acrescentar muito ao karate e queria fazer essa fusão. Com a criação do Kick-Boxing por Osamu Noguchi, Kurosaki se torna membro da All Japan Kickboxing Association, seu aluno mais notável foi Toshio Fujiwara, o primeiro japonês a vencer um cinturão do estádio Rajadamnerm, e um dos maiores kickboxers do Japão.
OS FUNDADORES DO KICKBOXING HOLANDÊS
Jan Plas, Peter van den Hemel e Jan van Looijen foram três holandeses a receberem o 8º Dan Karate Kyokushin das mãos de Jon Bluming. Em 1975 os 3 viajam ao Japão, a intenção de Peter e Looijen era treinar Tai-Ki-Ken , mas Jan Plas tinha outros planos. Após passar por vários problemas, os 3 lutadores encontram Toshio Fujiwara que por saber que eles eram holandeses deveriam conhecer John Bluming.
Fujiwara convida os 3 para assistir um evento de Kickboxing. Esse fato mudou a história do Kickboxing mais um vez. No dia seguinte estava os 3 holandeses às 5 da manhã na porta do Dojo de Kurosaki chamado Mejiro Gym para treinar Kickboxing. em 1975 ao retornar a Holanda os 3 lutadores foram espalhar as boas novas do Kickxong.
Jan Plas fundou a Mejiro Gym Amsterdam, Peter van der Hemel foi ensinar na academia de Johan Vos e Jan van Looijen começou a ensinar na academia de John Bluming. em 1979 surge a Dutch Kickboxing Association. Entre os anos de 1993 a 2013 dos 19 campeões do K-1 World Prix, 15 eram holandeses. Confira a lista completa aqui: Lista de Campeões K-1
Em 1972 Thom Harinck funda seu escola Chakuriki, uma fusão de estilo como boxe, kyokushin, Judo e Jujutsu. E se torna um grande rival de Jan Plas e sua Mejiro Gym. Porém juntos criaram a maior cena de kickboxing/muaythai na Europa. Portando o Kickboxing holandês nasceu graças a Jan Plas e sua viagem ao Japão, seu treinamento com Kenji Kurosaki, aquele que lutou no evento de 1963 contra o muaythai, levou as ideias para o Japão e criou a Mejiro Gym. Osamu Noguchi espalhou a ideia do Kickboxing no Japão, fez acordo com canais de TV, programas especializados passavam semanalmente na TV, e sua ideia atravessou o mundo chegando na Europa e mudando o esporte para sempre.
Portando o Kickboxing holandês nasceu graças a Jan Plas e sua viagem ao Japão, seu treinamento com Kenji Kurosaki, aquele que lutou no evento de 1963 contra o muaythai, levou as ideias para o Japão e criou a Mejiro Gym. Osamu Noguchi espalhou a ideia do Kickboxing no Japão, fez acordo com canais de TV, programas especializados passavam semanalmente na TV, e sua ideia atravessou o mundo chegando na Europa e mudando o esporte para sempre.