O Japão já demonstrava interesse no muaythai desde o inicio dos anos 1950. O primeiro evento oficial entre karate vs muaythai se deu em 22 de fevereiro de 1958 em Bangkok capital tailandesa. O combate se deu entre o japonês faixa preta 4º Dan do estilo Wado-Ryu; Kengo Nishihara contra o tailandês Pansak Vitichai.
Foram 5 rounds de 3 minutos com regras modificadas, o japonês não usaria luvas, o tailandês usaria luvas de 6oz e não haveria contagem de pontos, vitória apenas por KO ou TKO, porém caso ao final do R5 não houvesse isso, seria dado empate. Pansak venceu por KO o japonês no R2. Kengo Nishihara era membro da Yakuza, pertencente a família Ando Gumi, em 1964 ele morreu durante um tiroteio em Tóquio, sem relações com o desafio na Tailândia.
KARATE VS MUAYTHAI – 1963
Um grande promotor de boxe chamado Osamu Noguchi via no Muaythai um exemplo a seguir, e tentou a todo custo levar essa ideia ao Japão. Sendo assim em 1963 em contato com promotores tailandeses organizou um desafio Karate vs Muaythai. O objetivo de Noguchi era claro, atrair mídia e investimento para sua ideia.
Seu primeiro contato foi com Tatsuo Yamada (fundador do Kenpo Karate-do), porém o acordo foi desfeito já que não houve um acordo sobre as regras usadas nas lutas. Sendo assim Noguchi procurou Mas Oyama (fundador do Kyokushin). Um acordo foi firmado para 5 lutadores da escola Oyama.
Após vários contra tempos e mudanças de datas, dos 5 lutadores, apenas 2 permaneceram, Tadashi Nakamura e Akio Fujihara. O responsável pela equipe era Kenji Kurosaki faixa preta 4º Dan que assumiu o posto de lutador para fechar 3 combates.
Noguchi muito malandramente entrou em contato com os promotores tailandeses avisando que houve baixas na equipe e naquele momento eles estavam com o nível menor, sendo assim os tailandeses concordaram em diminuir o nível também, deixando apenas um lutador de fato de alto nível. Noguchi mentiu, o nível não havia baixado, mas ele não poderia ir a Tailândia fazendo toda essa mídia e correr o risco de levar uma surra.
Por fim o cartel ficou assim:
- Kenji Kurosaki vs Rawee Deechachai
- Tadashi Nakamura vs Howfai Loukwantang
- Akio Fujihara vs Tan Cheng Lan
Tadashi e Akio venceram suas lutas por KO e Kenji Kurosaki perdeu sua luta via KO. O que poucos sabem é que o adversário de Tadashi chamava-se Howfai, ele era um cuidador de cavalos que não lutava havia muito tempo, e o adversário de Akio, era Tan Cheng Lan um chino-tailandês que lutava em algumas ocasiões em pequenos eventos realizados em feiras. Porém Rawee era de fato um campeão do Estádio Raja, eleito melhor lutador do ano em 1961. Noguchi conseguiu o que queria, e esse evento foi um marco na história do futuro Kickboxing.
Abaixo vídeo raro da luta:
TADASHI SAWAMURA – O DEMOLIDOR
Muito empolgado com os resultados do evento na Tailândia, Noguchi logo organizou outro evento, porém ele queria criar um novo esporte, não poderia chamar de Karate, muito menos de muaythai, sendo assim batizou o termo “Kick-Boxing”. Não é a primeira vez na história que esse termo é usado. Em 1940 o termo “kick-boxing” foi usado para descrever o combate francês chamado de Savate, porém não há relação com a ideia de Noguchi.
Porém Noguchi buscava um nome dentro do Japão para ser sua “estrela” e seu nome era Tadashi Sawamura. Sendo honesto, Tadashi não foi a primeira opção de Noguchi, mas foi a mais acertada. Sawamura era um faixa preta 3º dan do estilo Goju Ryu campeão de vários torneios universitários.
O primeiro evento de kickboxing no Japão se deu em 1966 na cidade de Osaka, e Sawamura iria lutar contra um tailandês já pela Associação de Kickboxing do Japão. Sawamura venceu por KO no R3.
Porém em 21 de junho de 1966 Sawamura foi escalado para lutar contra o campeão tailandês Samarn Sor Adisorn. O tailandês dessa vez não seria qualquer um, mas um Top 10 do estádio Raja. Sawamura foi ao chão por 16 vezes, a luta foi encerrada no 4º round com vitória do tailandês por nocaute. Sawamura saiu de maca do ringue e passou 4 dias no hospital. Esse evento mudou completamente a vida de Sawamura e do esporte. Você pode ler mais sobre essa história aqui: A história real sobre Sawamu O demolidor
OSAMU NOGUCHI O PAI DO KICKBOXING JAPONÊS
Osamu Noguchi é sem dúvidas a figura mais importante para o kickboxing no mundo. Nascido em 1934 na cidade de Tóquio, era filho do boxeador Susumu Noguchi campeão japonês de boxe. Desde muito cedo começou a treinar com seu pai, mas uma séria lesão nas costas afastou Osamu dos treinos. Após a faculdade se tornou árbitro internacional e promotor de eventos.
Durante uma viagem a Tailândia para acompanhar a equipe japonesa de boxe, Osamu descobriu o muaythai e isso mudou sua vida. Noguchi tinha certeza que o esporte tailandês faria muito sucesso no Japão. Em outubro de 1959 no Asakusa Public Hall em Tóquio, Noguchi realizou uma luta demonstração de 3 rounds de muaythai, a intenção dele era chamar a atenção para um luta muito dinâmica já que naquela época o Karate não era permitido eventos de combate total.
Após os eventos de 1963 na Tailândia com o desafio karate vs muaythai e os eventos no Japão no final dos anos 1960, Noguchi finalmente conseguiu visibilidade. Canais de TV passaram a transmitir eventos de Kickboxing toda a semana, programas esportivos tinham boa parte da programação dedicados ao esporte.
Em 1971 haviam registrados 700 lutadores de “kick-boxing” no Japão. Após um período de decadência (1980-1990), o esporte voltou muito forte com o lançamento do evento K-1 em 1993. Jan Plas e Thom Harinck após estudarem a forma japonesa do Kick-Boxing, em 1972 Thom cria a Chakuriki Gym e Jan inaugura a Mejiro gym Amsterdam, as duas maiores escolas de kickboxing da Holanda. Mas isso já é uma outra história.
Fonte de pesquisa: La historia del Kickboxing en Japon David Leonardo Barcená (Espanha 2021)