A imagem de Buda no muaythai e na Tailândia
Antes de entrar no assunto sobre as imagens e estátuas de Buda é preciso contextualizar vocês a respeito do que afinal é o Budismo. E não, ele não é aquele rapaz de sorriso fácil e pacífico para tudo que ocorre na vida.
A história de Sidarta Gautama
Sidarta foi um príncipe do território atual entre Nepal e Índia nascido no 563 AC, chamado de Shakyamuni (o sábio do clã dos Shakyas). Na noite que Sidarta foi concebido, segundo biografias tradicionais, a rainha Maya (sua mãe) sonhou que um elefante branco com seis presas brancas entrou em seu lado direito e, dez meses mais tarde, Sidarta nasceu.
Esse acontecimento do sonho foi tratado como uma anunciação, Sidarta estava predestinado a ser um líder gigante ou um homem santo. O pai de Sidarta fez de tudo para que ele fosse um líder, não um homem santo.
Sidarta foi educado para ser um Rei, seu pai preocupado com o sonho premonitório de sua esposa afastou de seu filho qualquer sinal que pudesse aflorar o lado espiritual da criança. Ou seja, vetou ensino religioso, e Sidarta não tinha contato com pessoas doentes, idosas ou com a morte. Para Sidarta a vida no palácio era como viver no paraíso.
Aos 16 anos Sidarta casou-se com sua prima Yashodhara com quem teve um filho chamado Rahula. Porém aos 29 anos de idade Sidarta estava muito inquieto, algo estava errado e sendo assim foi até as portas do palácio onde pela primeira vez teria visto um idoso, e seu empregado lhe disse que “essa condição é o destino de todos”.
Após convencer seu empregado a sair com ele do palácio, Sidarta pela primeira vez viu a doença, a velhice e a morte. Isso modificou a vida do príncipe para sempre e ele decide se tornar um eremita e buscar respostas sobre a vida e seu proposito.
A história de Sidarta é fascinante e lotada de simbolismos e ensinamentos muito atuais. O termo Buda significa O Iluminado, pois Sidarta após muito sacrifício alcançou a compreensão suprema e as causas do sofrimento e os caminhos necessários para eliminá-lo. O Budismo é o caminho para compreender o sofrimento e como elimina-lo e cessar a roda do Samsara (o ciclo das encarnações).
Atualmente o Budismo possui várias correntes de pensamento, as principais são Theravada (escola dos anciões), Mahayana (grande veículo) e Vajrayana (veículo do diamante). além das escolas budistas japonesas e chinesas.
Tailândia e Budismo
A Tailândia é 95% budista da corrente Theravada, o país tem sua origem no período Sukhothai (século 13) com bases budistas. A crença no país é muito séria.
O que você vê acima é um outdoor gigante colocado na cidade de Bangkok deixando claro que “Buda não é decoração. Respeito é senso comum”. Utilizar imagens e estátuas de Buda para decoração traz azar e Karma ruim segundo a tradição.
No caso das tatuagens, elas são reconhecidas como um ato de devoção/fé e não apenas algo para enfeitar o corpo. Para entender melhor leia sobre Conheça a Sak Yant tatuagem sagrada usada no Muaythai.
Vou dar um exemplo mais próximo ao Brasil, vamos pensar que um lutador colocou o rosto de Yeshua (Jesus Cristo) no shorts pra ficar levando teep, e sair todo sujo da luta, complicado não? Ou usar a cabeça da Santa Virgem Maria como decoração pra segurar livros. Se sentiu ofendido né? Pois é, bem vindo ao mundo budista.
A ignorância em relação as outras crenças como Judaísmo, Islamismo, Crenças Afros, Mitologia Japonesa, Chinesa, Ritos pré-cristãos dos povos europeus. Você não precisa ter a compreensão do todo, mas precisa respeitar. Eles estão aqui muito antes da sua existência, e irão continuar aqui após você ir para a cova.