Sawamu originalmente chamado de Kick no Oni (chute do demônio), fez uma legião de fãs no Brasil. Produzido pela Toei Animation, foram 26 episódios divididos em duas temporadas. Muitos não sabem mas Sawamu foi criado primeiro em mangá e publicado de 1969 a 1971.
Ao chegar no Brasil foi transmitido pela Rede Record / TV Gazeta criando um sucesso gigante e divulgando muito as lutas de trocação (Karatê – Kickboxing – muaythai). Sua última transmissão em TV aberta aqui no país foi em 1985.
- A História do desenho animado
Sawamu era um lutador extremamente habilidoso e acabou se tornando arrogante. No inicio é explicado que sua modalidade era o Karatê, sendo assim um empresário chamado Noguchi oferece uma luta entre ele e um famoso lutador de Muaythai.
Após Sawamu vencer fácil e “comprovar” sua superioridade descobre que na verdade seu oponente era apenas um lutador amador. Uma nova luta é agendada, mas agora contra um campeão de verdade chamado Soman. Assim Sawamu julgando ser mais uma luta fácil, ao enfrentar o campeão tailandês acaba sendo hospitalizado.
Noguchi propõe a Sawamu que ele adote o Muaythai como sua luta principal, e o karateca após relutar muito, aceita. O resultado de tudo isso você deve conferir assistindo os episódios que estão no YouTube e em canais de download.
A história real por trás de Sawamu – O demolidor
Antes de tudo é importante entender que competições de Karatê começaram apenas nos anos de 1950 no Japão. Os senseis da época eram completamente contra competições esportivas. Porém com o inicio das competições, as lesões graves começaram a acumular, a partir desse cenário nasce o Karatê esportivo de semi-contato.
Sawamu na verdade nascido em 1943 chama-se Tadashi Sawamura, um mestre 5º Dan de Karatê estilo Goju-Ryu que se tornou um grande astro do kickboxing com cartel de 241 lutas, sendo que foram 232 vitórias (228 por nocaute), 4 empates e 5 derrotas. Se aposentou aos 34 anos de idade em Outubro de 1977.
O anime/desenho sobre a vida de Sawamura em boa parte é ficção, porém é fato que em 1966 Sawamu lutou contra um campeão tailandês chamado Samarn Sor Adisorn em evento organizado pelo criador do Kickboxing no Japão, Osamu Noguchi. A luta terminou com Sawamu sofrendo um sério KO e passando 4 dias no hospital. Após esse evento, ele decide treinar muaythai e se dedicar 100% ao Kickboxing japonês se tornando uma grande estrela. Porém a comunidade do karate na época o considerou um traidor por virar as costas a arte marcial e se dedicar a um estilo novo apenas por dinheiro.
Sawamu se aposentou em 1977 com uma taxa de 94.60% de nocautes, entrou para a história do esporte no Japão como um dos melhores lutadores da era moderna. Seu alcance foi tanto que seu nome foi dado a um Pokémon, a versão japonesa de Hitmonlee foi batizada de Sawamurā. Além de participar de um episódio da clássica série de Tokusatsu; Ultraman.
Infelizmente em 26 de março de 2021 Tadashi Sawamura faleceu devido a um câncer de pulmão. Alias, o verdadeiro nome dele era Hideki Shiraha nascido na Manchúria em 1943.
A GRANDE POLÊMICA POR TRÁS DA LENDA CRIADA POR NOGUCHI
O cartel de Sawamura é impressionante, 241 lutas sendo 232 vitórias, sendo 228 lutas vencidas por KO. Porém pesquisando mais profundamente, de forma cronológica, Sawamura teria feito praticamente uma luta por semana em certos períodos, e ele lutou contra o mesmo adversário 17 vezes, outro por 19 vezes. Boa parte dos adversários tailandeses eram aposentados e aceitaram lutar apenas por dinheiro.
Osamu Noguchi, empresário de Sawamura, contratou tailandeses para treinar em sua academia e se “apresentar” contra Sawamura. Anos após o auge de sua carreira, esses ex-funcionários confessaram que as lutas eram coreografas. Sawamura foi um grande lutador e enfrentou e venceu lutadores japoneses, porém quando falamos de tailandeses, há muito mais dúvidas do que certezas a respeito do que era visto.
OSAMU NOGUCHI E A CRIAÇÃO DO KICK-BOXING
Noguchi que aparece no desenho animado, foi um promotor de boxe muito interessado no Muaythai e em sua eficiência. Devemos lembrar que na época (1950) as lutas de Karatê eram apenas de semi-contato. Noguchi misturando elementos do Karatê e do Muaythai cria um esporte que ele chama de “Kick-Boxing” e a The Kickboxing Association é fundada por Noguchi em 1966.
A popularidade do esporte chega a TV aberta japonesa em 1970. Em 1971 haviam registrados 700 lutadores de “kick-boxing” no Japão. Após um período de decadência (1980-1990), o esporte voltou muito forte com o lançamento do evento K-1 em 1993. Jan Plas e Thom Harinck após estudarem a forma japonesa do Kick-Boxing, em 1972 Thom cria a Chakuriki Gym e Jan inaugura a Mejiro gym, as duas maiores escolas de kickboxing da Holanda. Mas isso já é uma outra história.
O LEGADO DO KARATÊ-DO
A história do Karatê não é simples, criado na ilha de Okinawa no século XVII sob forte influência da China, não era bem vista aos olhos japoneses. Seu nome original era tode ou Okinawa-te. Importante ressaltar que os professores da arte marcial eram contra o ensino aberto da arte, portanto seus treinos eram sempre feitos a portas fechadas.
Após 1902 a arte marcial de Okinawa passou a ser ensinada nas escolas públicas da ilha, se tornando uma atividade física muito requisitada. Isso graça a figura de Gichin Funakoshi. Este nome será muito importante.
O Karatê foi apresentado em 1921 em viagem a Okinawa para o Príncipe japonês Hirohito. Após assistir uma demonstração de Funakoshi, ficou impressionado com a técnica. Tal apresentação lhe rendeu um convite para demonstrar a arte marcial na capital do Japão, Tóquio. Poucos sabem, mas quem pediu para Funakoshi ficar no Japão foi Jigaro Kano Sensei, o fundador do Judô. Ginchin Funakoshi é o fundador do estilo Karatê Shotokan, batizado desta forma em 1935 após a construção de seu Dojo no Japão e a reformulação de vários aspectos do Karatê de Okinawa. Mas essa é também outra história.