A execução da realeza tailandesa ( th:การสำเร็จโทษด้วยท่อนจันทน์; RTGS: kan samret thot duai thon chan ; o ato de executar a realeza usando um porrete de sândalo) era o processo de execução da realeza tailandesa por meio de um ou mais porretes de sândalo. O sândalo (Santalum album) é uma árvore originária da Índia e outras partes da Ásia. A sua madeira é conhecida por seu entalhe para esculturas e porque, dela, se obtêm óleos voláteis que são usados em perfumaria.
O sândalo originário da Índia é a que produz a melhor madeira e os melhores óleos aromatizantes. Na Índia, o sândalo é uma árvore sagrada, e o governo a tem declarado como “propriedade nacional” para preservá-la da depredação à qual tem sido exposta. Só é permitido o seu corte quando o exemplar possuir mais de trinta anos, momento em que naturalmente começa a morrer. Um tronco do sândalo demora 25 anos para adquirir um diâmetro de 6 centímetros.
A execução por pau de sândalo é a cerimônia mais frequentemente realizada na história tailandesa, do período de Ayutthaya ao período inicial de Rattanakosin (século XIX). Este tipo de execução não era realizado desde o reinado do Rei Mongkut (Rama IV), e foi oficialmente abolido pelo primeiro Código Penal da Tailândia, promulgado em 1881 pelo Rei Chulalongkorn (Rama V). A pena capital passou a ser por decapitação naquele momento.
A ideal inicial parte do principio que o sangue real não deve ser derramado, isso causaria problemas espirituais, e de moral dentro da sociedade tailandesa. Uma pessoa ligada a realeza não deve ser tocada, portanto era necessário outro método para que houvesse essa execução.
“Na Tailândia, acreditamos que é impossível executar um príncipe com um objeto pontiagudo, como uma faca ou espada, para que o sangue caia no chão. Porque haverá azar ou coisas ruins no país. Os impactos graves são generalizados, como a fome, a escassez de alimentos, doenças e catástrofes naturais sem precedentes, pessoas que se matam umas às outras e terramotos. Problemas e caos por toda parte.” [Dr. Saksri Yaemnadda – Pesquisador].
Nidhi Eoseewong , um renomado acadêmico tailandês, deu uma opinião que: “Eu não sei como traduzir esta cerimônia magnificamente elegante de execução da realeza para qualquer língua estrangeira. Em inglês, existe um termo derivado do latim , ‘regicídio’, cujo significado literal é um ato de matar um monarca. O estrangeiro usa esta palavra em tal significado direto, ou seja, esfaquear um monarca até a morte como sendo equivalente a um ato de Macbeth (conto de Shakespeare) , ou decapitar um monarca com guilhotina (revolução francesa), que não é uma guilhotina real, pois pode ser usada para todos os tipos de pessoas, desde prostitutas até a realeza… portanto, o estilo tailandês de executar um monarca pode atordoar e deixar os estrangeiros perplexos (e o povo tailandês que não entende a história tailandesa). A execução da realeza tailandesa não é como a do estrangeiro.”
Existia na Seção 176 das Leis do Palácio sob a Lei dos Três Selos , [ 4 ] : p.9/30 Edição de Revisão do Rei Phutthayotfachulalok (Rama I) , que:
- Se a pena de morte for imposta a uma pessoa de sangue real, ela deverá ser entregue a Inner Nai Waeng para ser condenada à morte em “Khok Phaya”.
- Na execução, Nai Waeng sentar-se-á atrás de Khun Dap , o Grande Oficial que presidirá tal execução. Muean Thaluang Fan prestará homenagem cerimonialmente três vezes, e baterá no prisioneiro com um porrete de sândalo, e o enterrará na cavidade.
- Qualquer Nai Waeng ou Thaluang Fan que apreender vestimentas reais ou anéis de ouro (do prisioneiro enterrado e falecido) estará sujeito à pena de morte.
- Na execução, uma almofada será colocada sob o prisioneiro.
A época em que esta Lei do Palácio foi promulgada pela primeira vez é uma questão controversa no círculo académico tailandês contemporâneo. No entanto, apareceu na primeira página da mais antiga Lei do Palácio que:
- Que haja virtude. Hoje é sábado, o sexto dia da lua crescente no quinto mês sob o calendário lunar , sendo o Ano do Rato , 720ª Era. Sua Majestade o Rei Ramathibodi Borommatrailokkanat …(promulgou as leis…)
A era que aparece na página acima é a Chunlasakkarat (CS) , que foi iniciada pelo Rei Anawrahta de Mianmar e era popularmente usada em países do sul da Ásia em tempos mais antigos.
Poramin Khrueathong ( th:ปรามินทร์ เครือทอง), um acadêmico independente tailandês que escreveu o livro “Samret thot duai thon chan” ( th:สำเร็จโทษด ้วยท่อนจันทน์; ‘Execução por porrete de sândalo’), examinou toda a realeza tailandesa crônicas e revelou que o ano em que o rei Borommatrailokkanat ascendeu ao trono foi registrado de forma diferente como segue:
- The Royal Thai Chronicle, edição Bradley: CS 796 (1434);
- The Royal Thai Chronicle, Edição do Rescrito Real: CS 796 (1434);
- The Royal Thai Chronicle, Luang Prasoet-asksonnit Edition: CS 810 (1448), o Ano do Dragão .
O príncipe Damrong Rajanubhab , que agora é creditado como o pai da história tailandesa, declarou que: “Acredito que a era registrada na Crônica Real Tailandesa, edição Luang Prasoet-asksonnit, estava correta.” Neste caso, a era em tal crônica era CS 720, pois foi antes da ascensão do rei Borommatrailokkanat por noventa anos (CS 810); o príncipe respondeu a este caso que deveria ser um erro do registrador real, pois ele poderia escrever o número “๘” (8) como “๗” (7), a era correta deveria ser CS 820. [ 7 ] No entanto, de acordo com o calendário padrão , CS 820 foi o Ano do Cão ; o Ano do Rato deveria ser CS 722.
WAT KHOK PHRAYA (วัดโคกพระยา)
Wat Khok Phraya foi um templo budista, testemunha de muitas punições e execuções da realeza de Ayutthaya. Alguns moradores chamam o lugar de mal-assombrado. Foi aqui que o jovem Rei Thong Lan, filho de O rei Boromaracha I foi executado por Ramesuan, governador de Lopburi, em 1388. O método usado em Ayutthaya naquela época era amarrar a vítima em um saco de veludo e golpeado no peito com uma clava de sândalo. Por este meio o corpo real não foi tocado.
Processo de execução do castigo com pedaço de sândalo:
– O corpo deve ser amarrado e uma bolsa vermelha usada da cabeça aos pés. Pegue o barbante e amarre bem o saco. Isso era para evitar que alguém tocasse seu corpo e o visse. Até o carrasco
– Quebre um pedaço de sândalo em seu naphi (estômago) ou cabeça (cabeça)
– Pegue o corpo e enterre-o em uma cova preparada em Khok Phaya Em seguida, providencie para que os oficiais guardem o túmulo por 7 dias para garantir que ele morreu ou para evitar que seu corpo seja levado.
Outros Métodos:
Foi registrado por Van Vliet ou Jeremais van Vliet, especificando a execução da seguinte forma: “Envie o vice-rei para Phetchaburi. Então eles o pegaram e o baixaram para um poço profundo e seco. Este grupo tem forte proteção. Ofereça cada vez menos comida todos os dias, para que Ele não morra de fome”.
Da mesma forma, La Loubert (durante o período do Rei Narai), falou do método de execução da mesma forma, a saber: “ É estritamente considerado que Não deixe o sangue real cair do seu corpo. Portanto, era frequentemente usado para torturar o rei até a morte através do jejum. Em algum momento ele estava exausto e morreu de fome. Reduzindo a comida a cada vez menos todos os dias.”
Lista de nomes de pessoas que foram executadas com paus de sândalo:
- Rei Thonglan O 4º Rei de Ayutthaya
- Somdet Phra Ratsadathirat O 12º Rei de Ayutthaya
- Somdet Phra Yodfa O 14º Rei de Ayutthaya
- Somdet Phra Sri Saowaphak O 20º Rei de Ayutthaya
- Somdet Phra Chetthathirat O 22º Rei de Ayutthaya
- Somdej Phra Athityawong O 23º Rei de Ayutthaya
- Sua Alteza Real o Príncipe Chai O 25º Rei de Ayutthaya
- Somdej Phra Sri Suthammarat O 26º Rei de Ayutthaya
- Príncipe Abhaithot e Príncipe Noi, filhos do Rei Prasat Thong
- Chao Phra Khwan , filho do rei Phet Racha que nasceu, mas Krom Luang Yothatip
- Príncipe Dam , filho da Rainha Phet Racha
- Príncipe Abhai e Príncipe Paramet, filhos de Sua Majestade o Rei Tai Sa.
- Sua Alteza Real o Príncipe Chuen e Sua Alteza Real a Princesa Maha Chakri Sirindhorn, filhos do Príncipe Thammathibet Chaiyachet Suriyawong.
- Krommuenchitsunthorn Krommuen Sunthornthep e Krom Muen Sep Phakdee ( Chao Sam Krom ), filho de Sua Majestade o Rei Borommakot.
- Sua Alteza Real Sua Alteza Real o Príncipe Lamduan, filho de Sua Majestade o Rei Maha Surasinghanath.
- Sua Alteza Real Sua Alteza Real o Príncipe Inthapat, filho do Rei Maha Surasinghanath.
- Sua Alteza Real, a Princesa Ornika Filho do Rei Thonburi
- Sua Alteza Real, a Princesa Maha Chakri Sirindhorn Príncipe Suphanthawong Krom Khun Kasatthanuchit Filho do Rei Thonburi (Reinado do Rei Rama II)
- Chao Chom Manda Samli Filha do Rei Thonburi e é consorte de Sua Alteza Real o Príncipe Maha Senanurak Wang Na no reinado do Rei Rama II.
- Sua Alteza Real Sua Alteza Real, a Princesa Maha Chakri Sirindhorn, filha do Rei Buda Yodfa Chulalok, o Grande [12]
- Mãe Kraisorn , filho do Rei Buda Yodfa Chulalok, o Grande (Foi a última família real a ser executada desta forma [13] )