A cena é bem comum, você está na Tailândia e percebe que há vários pequenos santuários em frente a casas, comércios e claro, academias de muaythai. O nome correto é san phra phum, um santuário feito para os espíritos que habitam aquele local. Você poderá encontrar o nome Phi Baan também. Phi seria fantasma, e Baan, casa.
Essa cultura está espalhada por todo Sudeste Asiática como, Camboja, Birmânia, Vietnã, Filipinas e Laos. Cada qual com sua característica, mas todas são criadas para se tornar um lar para espíritos e entidades. E as oferendas são frutas, agua. suco, doces, tudo para agradar essas entidades.
Devemos lembrar que 94% da Tailândia é Budista, 5% Muçulmanos e 1% Cristão. A crença que é uma fusão de budismo, hinduísmo e animismo, diz que cada local possui um espírito ou um conjunto deles que estão ali a muito tempo, e você deve prestar respeito a eles.
Aprofundando um pouco mais, cada santuário tem características muito próprias. Alguns possuem 4 pilares de apoio para a casa, isso representa que ali está localizado um espírito do local uma energia, entidade. Já a casa com apenas um pilar apresenta dentro da casa dois bonecos, sendo um feminino e outro masculino, para representar que os espíritos ali são de ancestrais.
A ideia da casa dos espíritos é justamente para que você receba permissão para usar aquele local, e em troca os espíritos oferecem proteção. A construção pode ser simples ou complexa, locais do governo possuem santuários gigantes decorados com ouro, já em vilarejos, os santuários são modestos feitos de madeira.
Seu modo de construção é complexo; a casa nunca deverá ficar na sombra, há dias e horários mais propícios para se construir, a fundação deve ser preenchida com moedas, dinheiro e amuletos. Por essas questões, apenas monges estão autorizados a orientar a construção.
As oferendas podem variar bastante, incensos, velas, sucos, doces, agua, comida e até mesmo bebidas alcoólicas. A intenção é agradar o espírito daquele local, e as oferendas são feitas diariamente. A crença é passada de geração em geração desde muito cedo, as crianças aprendem sobre o respeito aos ancestrais e como demonstrar respeito a eles.
Sacrifícios de sangue e os espíritos
Durante boa parte do período Ayutthaya as oferendas eram feitas via sacrifícios de sangue. Ou seja, era usado sangue animal. Porém durante o reinado de Rama I o uso de sangue foi proibido. Curiosamente hoje é comum ofertarem Fanta de morango (vermelho sangue). Essa tradição é compartilhada por países do sudeste asiático como Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã.