Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Quando perder deixa de incomodar

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 13/08/2017

Quando perder deixa de incomodar você

Em algum momento da vida você deve ter ouvido a frase: O importante é competir, filho(a). afinal perder é normal e não deveria incomodar você.

Talvez em uma tentativa de aliviar a pressão da competição em cima de uma criança, que sim, é muito compreensivo. Porém em nível profissional, ou até mesmo quem busque chegar a isso, tal frase soa como ridícula.

Qualquer atleta de alto nível pode manter uma postura bacana e agradável nas redes sociais e mídia em geral, mas no intimido deve ser um crítico, muito duro de si mesmo. Nunca conheci um atleta bem sucedido acomodado.

Ninguém gosta de passar horas treinando, sentindo dor, cãibra, longe de vida social, mas alguém lhe disse que seria fácil? Pois é, paga-se o preço ou abandona-se o sonho.

Recentemente ouvi uma frase que concordo muito; há dois tipos de lutadores, aqueles que sobem ao ringue para vencer e aqueles que sobem para lutar. Consegue perceber a diferença?

A grande questão, não é perder, todos hora ou outra iremos perder, a questão é como perder. O famoso “vender caro” a derrota, sem culpar arbitragem, sem dizer que estava doente ou machucado, sem  acabar sempre ficando no vitimismo. Perdeu, aceite, mas não se conforme.

Anos atrás quando ainda competia, tive um treinador a qual sou muito grato por tudo, que durante uma competição, meu pé já estava muito inchado, ele apenas me disse: Lutar 100% qualquer idiota luta, lutar em condições bem ruins é o que faz um campeão. Voltei para casa com o pé que não entrava no tênis, com muita dor, porém feliz por ter vencido.

Esse texto, porém não é sobre mim, e sim sobre você, porque afinal você está lutando? Já parou para pensar nisso? Caso você esteja começando, me diga o por quê do começo, e caso você esteja há alguns anos, qual o motivo?

Pensando nesse assunto, gosto de observar a reação de lutadores(a) no Facebook/Instagram, alguns perdem e estão claramente incomodados, outros não. Esse comodismo causa de fato um efeito chamado “escada”, ele deixa de ser um lutador visto como um desafio e se torna uma escada, já que não serve mais como um desafio ao menos servirá como escada para alguém que ainda possui vontade para buscar algo melhor.

Quer pensar melhor sobre? Deixo aqui um vídeo que gosto de assistir de vez em quando.

Quem sou eu? Sou um campeão

 

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Parceiro de mídia oficial no Brasil
Rajadamnern Stadium

Conversor de Moedas

TH Brazilian Real/Thai Baht6.0176
US Brazilian Real/US Dollar0.1897
EU Brazilian Real/Euro0.1608
06 fev · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 06 Feb 2026 05:15 UTC
Latest change: 06 Feb 2026 05:08 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Use o cupom: ACERVO
Maria Eduarda encara Eeva Pohto no RWS

Brasileira Maria Eduarda encara Eeva Pohto no RWS

É com satisfação que o AcervoThai revela a adversária da brasileira Maria Eduarda. Conhecida como @dudinha_thai, a atleta sobe ao ringue no dia 31 de janeiro para enfrentar a finlandesa Eeva Pohto. Aos 27 anos, Eeva já possui experiência competindo na Tailândia e...