[mnky_ads id=”5637″]
O rei Bhumibol Adulyadej da Tailândia faleceu hoje com 88 anos, no Hospital Siriraj, em Banguecoque. A majestade real Bhumibol assumiu o trono em 9 de Junho de 1946, e foi a monarquia mais longa em reinado do mundo. Ele também era conhecido como o rei Rama IX e foi o nono monarca da dinastia Chakri.
A principio tudo indica que ele terá como sucessor seu filho, o príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn. Entre as realizações mais amplamente elogiados do rei Bhumibol foram a filosofia de Suficiência Econômica, um conceito ao qual ele ensinou os cidadãos sobre como viver uma vida moderada, auto-dependente, sem ganância, exploração e de como sobreviver por conta própria na era da globalização.
Em suas horas de folga, ele era um fotógrafo afiado, saxofonista e compositor de jazz, preferindo Dixieland. Ele compôs cerca de cinquenta canções, principalmente nos gêneros do blues. Ele também foi um pintor. Um amante dos animais ávido, onde publicou um livro sobre um de seus cães favoritos, a famosa cadela Thong Daeng. O livro se chama “The Story of Thong Daeng.”
(Foto: Athit Perawongmetha/Reuters)
Rei Bhumibol nasceu em 05 de dezembro de 1927 em Cambridge, Massachusetts ao Príncipe Mahidol Adulyadej, o príncipe de Songkla, e Sangwan Srinagarindra (mais tarde como Somdet Ya ou Princesa Srinagarindra). Ele era o filho mais novo da família, nasceu enquanto seu pai frequentou a Universidade de Harvard.
O rei se formou com grau de ciência política da Universidade de Lausanne na Suíça e se casou em 28 de abril de 1950. Durante a última década, o rei Bhumibol vinha tendo problemas de saúde que incluíram infecções bacterianas, dificuldades respiratórias, problemas cardíacos e fluido no cérebro.
LUTO: Não se sabe ao certo o tempo que a Tailândia irá permanecer de luto, a devoção e respeito pelo rei era gigantesca. Porém, parece que os promotores já decidiram por quanto tempo será no Muaythai, tudo indica que o esporte fique parado por um período de 30 dias. – Segundo o jornalista Kevin, editor da Siam Fight News.