Oi, pessoal!
Existe um fórum virtual sobre Muaythai que participo, o Muay Thai Roundtable. Fique a vontade se quiser se juntar a essa mesa redonda!
Um dia desses encontrei uma discussão que me chamou atenção, então decidi compartilhá-la aqui.
A discussão é sobre a popularidade do Muaythai no mundo. Será que ela está crescendo?
No dia a dia, quando falo por aí que pratico, pouca gente nunca ouviu falar sobre a arte, ouço muito: “Tá na moda, né?” ou “Por que tanta mulher anda praticando?”
Antes de me imaginar praticando, eu sempre tive uma noção do era, algum amigo ou namorado praticava ou já tinha praticado. O shorts, as cotoveladas e as joelhadas faziam parte do meu imaginário.
Hoje, de verdade, tenho certeza que não sabia era de nada…
No post em questão, um profissional do marketing digital decidiu pesquisar a popularidade do Muaythai pelo Google Trends – ferramenta que mostra os termos mais buscados na web via gráficos.
Os dados são claros. O desafio sempre é interpretá-los.
Esse cara interpretou que o Muaythai em si não está crescendo, ele é apensas um “parasita” comparado com “MMA” e “UFC” que são os dominantes nas buscas. Olhemos o gráfico:
Como a gente pode ver, a palavra Muaythai continuou com a mesma quantidade de buscas durante os 10 últimos anos.
“MMA” e “UFC” teve um ápice entre 2009 e 2012, talvez pela propagação que teve na época. Buscas como “O que é MMA” ou “Lutadores do UFC” para conhecimento e curiosidade podem ter feito crescer esses números. É comum notarmos muitos picos na linha amarela que designa “UFC”, apostaria que devem ter sido próximas às lutas mais esperadas.
É louco perceber que a “marca” UFC é mais procurada que a modalidade em si. Vocês já foram perguntados por aí se vocês lutam UFC? Haha!
Para nós, amantes do Muaythai, com tanta informação vindo do oriente para o ocidente, idas de treinadores, lutadores e alunos para Tailândia e veículos como o Acervo Thai e outros trabalhando duro na internet, parece pouco estranho que essa linha azul não tenha subido. Pelo menos é estranho para mim, que aparentemente estamos num momento de crescimento no Muaythai.
Pois bem, se a gente observar apenas as buscas ocorridas no Brasil, aparece outra resposta:
Em 2012 tivemos um pico, 2013 uma baixa e em 2015 voltou a subir. Mas tudo isso é muito maior do que vemos em 2005, 2007, 2009. Vocês conseguem identificar o porque desse crescimento nesse momento? Eu ainda não fazia parte desse mundo naquela época.
Ah, não posso deixar de esclarecer que a pesquisa foi em cima da palavra Muay Thai (separado). Qualquer variação como Muaythai ou boxe tailandês não está contabilizado acima.
Os gráficos acima são muito interessantes pois mostram que as pessoas tem utilizado mais o termo tradicional do que a tradução. E talvez as buscas dentro da própria Tailândia tenha crescido já que vemos um aumento grande por “มวยไทย”.
Vamos analizar a comparação com aquela modalidade que muitos confundem com o Muaythai por aí?
É impressionante ver o declínio pela busca da palavra “Martial Art”. De duas, uma: ou as pessoas estão mais focadas no “mix” delas ou a busca singular de cada modalidade ganhou força considerando suas especificidades.
Em 2005, a palavra Kickboxing era mais buscada que Muay Thai. Em 2007, se igualaram e inverteram progressivamente. o Muaythai cresceu e o Kickboxing diminuiu. Interessante, né? Mesmo tendo tantos eventos grandiosos de K1, como o Glory por exemplo.
No gráfico abaixo observe que a popularidade de Buakaw, que luta mais K1, e Saenchai, que ainda está Muaythai, parece inverter esse valor.
O curioso, porém nada surpreendente, é que ambos continuam muito abaixo da popularidade de Tony Jaa, o astro de Ong Bak.
😉
Beijos e boa semana para vocês.
Japa.