No dia 4 de outubro, o Rajadamnern Stadium, em Bangkok, será novamente palco da história. Depois de se tornar a primeira brasileira campeã do estádio, Bárbara Aguiar terá a oportunidade de ser também a primeira a defender um cinturão no templo do Muay Thai. A missão, no entanto, terá um sabor especial: pela frente estará outra atleta do Brasil, Maria Eduarda Santana (Duda), que busca escrever seu próprio capítulo na modalidade.
Ao receber a notícia de que enfrentaria uma compatriota, Bárbara reagiu com orgulho. “Primeiro me deram outro nome. Meu treinador, o Lobo, depois me falou que seria a brasileira. E de verdade, estou feliz por colocar nosso país no topo!”, disse.
Após um período de treinos fora da Tailândia, a campeã afirma estar pronta para este desafio. “Estou me sentindo bem, sinto que é o momento certo e a hora certa pra fazer isso novamente. Voltando agora pra Tailândia, tenho tempo suficiente pra deixar meu corpo forte de novo e treinar duro”, comentou.
A preparação teve um contratempo: Bárbara sofreu uma lesão na canela em um dos treinos. Mas, segundo ela, isso não será obstáculo para a defesa do título. “Machuquei a canela, só tenho que tomar cuidado pra não abrir de novo antes da luta. Sem muito segredo, não influencia muito, é só ter o cuidado mesmo”, explicou.
Além da confiança na recuperação, Bárbara carrega também a motivação de poder, mais uma vez, fazer história. “Estou muito feliz e grata. Sinto que esse é o momento certo de escrever história novamente e vamo que vamo!”, afirmou a campeã.
Atualmente, Bárbara conta com o apoio da PRIMO como patrocinador. Mas a atleta também faz questão de deixar uma mensagem de inspiração para as jovens brasileiras que sonham em trilhar o mesmo caminho. “Se tem um sonho aí dentro, não deixa ele de lado. Vai atrás com coragem, mete as cara mesmo, vai com tudo com o pensamento de que vai conseguir, porque dá certo!”, declarou.
O duelo entre Bárbara Aguiar e Maria Eduarda promete marcar não só o Muay Thai brasileiro, mas também a história do esporte mundial. Uma campeã consolidada e uma jovem desafiante dividirão o ringue em uma luta que já é considerada um marco para o Muay Thai feminino.


















