No dia 18 de abril de 2025, o Sr. Nattapon Antarasena, Diretor do Escritório da Comissão de Esportes de Boxe (Board of Boxing Sport), designou o Sr. Theerawat Sinlapa-acha, Diretor do Departamento de Promoção e Desenvolvimento do Muaythai, para presidir a cerimônia de abertura do Curso de Formação de Treinadores de Muaythai – Licença C, Turma 1, com a participação de 50 alunos.
O curso que é considerado na Tailândia uma referência e sinonimo de orgulho para treinadores que recebem essa certificação, faz parte do calendário oficial do ano fiscal de 2025 do Escritório da Comissão de Esportes de Boxe da Autoridade Esportiva da Tailândia, vinculada ao Ministério do Turismo e Esportes. A cerimônia e o início da formação aconteceram no Grand Park Hotel, na província de Nakhon Si Thammarat. As aulas e atividades de capacitação serão realizadas de 18 a 27 de abril de 2025.
Após a conclusão e aprovação no curso, os treinadores interessados em atuar internacionalmente como professores ou treinadores de Muaythai poderão se inscrever para o exame de certificação nacional, conduzido pelo Centro Nacional de Avaliação de Competências em Treinamento de Muaythai Nível 1, também administrado pelo Escritório da Comissão de Esportes de Boxe. Há cinco centros de avaliação distribuídos pelas regiões do país:
-
Centro de Teste da Região 1 – Chonburi
-
Centro de Teste da Região 2 – Suphanburi
-
Centro de Teste da Região 3 – Nakhon Ratchasima
-
Centro de Teste da Região 4 – Songkhla
-
Centro de Teste da Região 5 – Chiang Mai
Os treinadores certificados poderão trabalhar legalmente no exterior, com a obtenção de vistos de trabalho (work permits) organizados pelos empregadores dos respectivos países. Além disso, os treinadores contarão com o apoio e a proteção dos adidos trabalhistas das embaixadas tailandesas.

Reprodução: Board of Boxing Sport
Já para os treinadores que permanecerem no país, o Escritório da Comissão de Esportes de Boxe promoverá sua inserção em projetos sociais, como o programa “Muaythai for All”. Nesse projeto, os treinadores atuarão no ensino gratuito do Muaythai básico para jovens e a população em geral, em escolas, instituições de ensino, centros de detenção, academias profissionais credenciadas e academias registradas conforme a Lei de Esportes de Boxe da Tailândia (B.E. 2542 – 1999). Os treinadores participantes do projeto receberão uma bolsa mensal no valor de 15.000 bahts durante cinco meses (de maio a setembro de 2025).
Durante a abertura oficial do curso, o Sr. Theerawat Sinlapa-acha também ministrou uma palestra sobre os direitos e benefícios previstos na Lei de Esportes de Boxe. O Sr. Supachai Muanjai (educador certificado DCAT) apresentou uma palestra sobre substâncias proibidas no esporte.
O evento contou ainda com a presença de assessores do Ministro do Trabalho, palestrantes convidados e a equipe do Escritório da Comissão de Esportes de Boxe, reforçando o compromisso em fortalecer e profissionalizar o Muaythai no país e no mundo.
Para muitas pessoas fora da Tailândia, a percepção que se tem é que o Muaythai se resume em campos de treinamento sem registro ou entidades internacionais que realizam os mundiais amadores, mas a verdade é que existe sim diversos órgãos ligados ao Muaythai, existe um trabalho evolutivo dentro do esporte em âmbito nacional e internacionalmente. De treinadores famosos à treinadores desconhecidos, a licença C é um item de valor e respeito. Mostrando que os tailandeses investem em cursos, certificações e reconhecimentos oficiais.

Reprodução: Board of Boxing Sport