Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Conheça os heróis tailandeses ligados ao muaythai

Conheça histórias e heróis do Reino de Sião ligados ao muaythai que são referenciados até os dias de hoje

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 19/08/2024

Durante todo o período Ayutthaya (século XIV – XVIII), o Reino de Sião testemunhou guerras, alianças e profundas transformações em suas estruturas. Desde o principio de sua independência contra o império Khmer, às guerras contra seu vizinho Birmânia que duraram mais de 200 anos. O processo de formação de um Reino a criação de um País em sua concepção ocidental, a Tailândia presenciou heróis, vilões, reis e regicidas, que fazem parte da sua história, repassada até os dias de hoje. Conheça abaixo os principais nomes desses heróis e fatos que moldaram o Reio de Sião.

Thao Suranari – Lady Mo

( tailandês : ท้าวสุรนารี ; 1771–1852) é o título concedido pela realeza a Lady Mo , também conhecida como Ya Mo ( ย่าโม, “Vovó Mo” ), que era esposa do vice-governador de Nakhon Ratchasima (província de Korat), o reduto do controle siamês sobre seus vassalos laosianos (Lao Thao – Laos).

Em 1826, o rei Anouvong de Vientiane invadiu o Sião, buscando independência completa . As forças de Anouvong tomaram a cidade de Nakhon Ratchasima por um estratagema quando o governador estava ausente. Os invasores evacuaram os habitantes, pretendendo reassentá-los no Laos. Lady Mo é creditada por salvar seu povo ao assediar o inimigo.

Várias histórias a descrevem embebedando os soldados invasores ou liderando uma rebelião dos prisioneiros no caminho de volta para Vientiane. A versão geralmente aceita é que, quando os invasores do Laos ordenaram que as mulheres cozinhassem para eles, Lady Mo pediu facas para que a comida pudesse ser preparada. Naquela noite, quando os invasores estavam dormindo, ela deu as facas aos homens presos. Eles surpreenderam as tropas do Laos, que fugiram, e os prisioneiros escaparam. O rei tailandês Rama III logo enviou um exército em perseguição, liderado pelo general Sing Singhaseni (สิงห์ สิงหเสนี). Ele derrotou as forças de Anuvoung em três dias de luta e destruiu completamente a capital de Anuvoung, Vientiane.

O rei Rama III concedeu-lhe o título de Thao Suranari (ou Lady Suranari – “a corajosa senhora”) em reconhecimento aos seus atos corajosos.

Thong Dee – O herói da espada quebrada

Phraya Phichai ( tailandês : พระยาพิชัย ), ou popularmente conhecido como Phraya Phichai Dap Hak ( พระยาพิชัยดาบหัก; lit: Phraya Phichai da espada quebrada ) (1741 – 1782) foi um nobre siamês histórico de ascendência Mon que serviu como líder militar sob o rei Taksin de Thonburi . Ele ficou conhecido por lutar com uma espada em cada mão até que uma fosse quebrada.

Um dia, Phraya Tak (que mais tarde se tornaria o Rei Taksin, o Grande, do reino de Thonburi ) estava realizando uma competição de boxe na cidade de Tak durante um festival tradicional. Agora um jovem de vinte anos, Thong Di pediu ao mestre do ringue para encontrar uma luta para ele. Os moradores da cidade, que nunca tinham visto o boxeador antes, sugeriram que ele escolhesse um oponente que tivesse pouca experiência para que fosse uma luta emocionante, mas Thong Di insistiu que ele lutaria com o boxeador mais habilidoso da cidade.

Um famoso mestre de boxe de Tak, Nai Hao , que ninguém ousou desafiar, concordou alegremente em lutar. Uma multidão enorme se reuniu para ver o jovem boxeador Thong Di lutar contra o invencível Nai Hao. Durante toda a luta, Thong Di mostrou um estilo brilhante de boxe tailandês.

Vendo uma vitória retumbante sobre Nai Hao após testemunhar uma exibição tão formidável, Phraya Tak não demonstrou hesitação em pedir a Thong Dee para se juntar ao seu exército. Phraya Tak ficou satisfeito o suficiente para então nomear Thong Dee para ser seu guarda-costas pessoal.

Após a queda de Ayutthaya em 1767, Phraya Phichai e Chao Phraya Chakri (que mais tarde se tornou o primeiro Rei da dinastia Chakri ) seguiram Phraya Taksin para repelir os birmaneses e reunir o Sião. Eles foram considerados as mãos esquerda e direita de Phraya Taksin.

Em 1782, o Rei Taksin mostrou sinais de doença mental . Naquela época, a nação ainda carecia de estabilidade e precisava de um governante forte. O Rei Taksin foi deposto e mais tarde executado após um golpe, após o qual Chao Phraya Chakri assumiu o trono. Phraya Phichai, um devoto seguidor do Rei Taksin, não foi poupado e, segundo a maioria dos relatos, solicitou sua própria execução para seguir o Rei Taksin até sua morte. Ele foi executado logo depois.

O Vilarejo de Bang Rachan

A vila de Bang Rachan ficava no norte de Ayutthaya , a antiga capital do Sião , o estado predecessor da Tailândia moderna . Hoje, sua vila está localizada no distrito de Khai Bang Rachan, na província de Sing Buri . A vila é lembrada na história popular tailandesa por sua resistência contra os invasores birmaneses na Guerra Birmanesa-Siamesa (1765-1767), que encerrou o Reino de Ayutthaya .

De acordo com a tradição tailandesa, o exército invasor do norte birmanês liderado pelo general Ne Myo Thihapate foi retido por cinco meses em Bang Rachan, em um ato heroico de onze líderes da vila. Em 1765, os exércitos birmaneses do reino Konbaung entraram no Sião. Os relatos birmaneses descrevem a invasão como tendo uma ambição deliberada e predeterminada, creditada ao rei Mang Ra (Hsinbyushin).

Outras fontes e analistas do período, mais notavelmente Damrong Rajanubhab , o pai da história tailandesa, consideram isso um revisionismo histórico e acreditam que os birmaneses não invadiram inicialmente com a intenção de conquista permanente nem com qualquer campanha bem-sucedida em Ayutthaya.

Bang Rachan tinha neste ponto aproximadamente 400 guerreiros. Eles tinham onze líderes (Nai Thong Min, Nai Panreuang, Nai Thong Saeng Yai, Nai Chan Nuad Keao, Nai Ten, Nai Chote, Nai In, Nai Muang, Nai Thong Kao, Nai Dok Mai e Nai Khun Sun) e trabalharam juntos na construção de fortificações para a vila. Um monge budista chamado Thammachote também foi convidado para o mosteiro da vila, onde era tido em grande respeito pelos moradores. Os moradores acreditavam que ele tinha grandes poderes e conhecimento de feitiços, encantos e encantamentos.

Durante o ataque, os birmaneses foram pegos de surpresa quando foram atacados enquanto descansavam e foram quase totalmente exterminados pela força liderada por Nai Ten, que havia sido eleito o líder principal. As notícias de sua vitória se espalharam rapidamente pelo país e resultaram em mais pessoas saindo do esconderijo para se juntar ao movimento de resistência, aumentando o número de reforços para Bang Rachan para 1.000 guerreiros. Os guerreiros foram organizados ao longo das linhas de fileiras militares profissionais, mas foram prejudicados pela falta de armas que tinham para suas batalhas contra os soldados birmaneses.

Os líderes birmaneses, cientes de que suas forças estavam enfrentando forte resistência de Bang Rachan, solicitaram reforços antes de enviar outra força para atacar a vila, mas novamente, os líderes subestimaram a capacidade dos guerreiros, pois uma segunda força birmanesa de 500 homens foi derrotada pela segunda vez. Desta vez, uma terceira força novamente, maior em números e sob um novo comandante, também foi derrotada de forma semelhante.

Eventualmente, após sete batalhas e sete derrotas para as forças birmanesas, uma oitava força, sob um comandante Mon que tinha vivido no Sião para seguir seus caminhos e aprender sobre eles enquanto espião, se ofereceu para tomar um exército e finalmente garantir a derrota de Bang Rachan de uma vez por todas.

Em um estágio, um dos líderes, Nai Thong Min, que estava bêbado naquele momento, ficou furioso ao ver canhões sendo disparados em sua direção, montou em um búfalo de água e tentou atacar os fortes birmaneses com uma pequena força no que continua sendo um dos contos populares e lendas mais icônicos de Bang Rachan. Ele acabou sendo morto com a pequena força enfrentando o mesmo destino após derrubar os fortes sem sucesso. Esta foi a primeira derrota de Bang Rachan pelo exército birmanês.

Quatro dos onze líderes morreram, e agora com os aldeões desanimados e perdendo a esperança de vencer a guerra, muito menos sobreviver à devastação causada em seu país, a vila de Bang Rachan finalmente caiu na última batalha contra o exército birmanês, sendo colocada no chão enquanto enfrentava cerco contínuo de canhões em direção a eles e à vila. Cinco meses desde o primeiro movimento de resistência e suas batalhas anteriores contra o exército birmanês são notavelmente o único grupo de resistência bem-sucedido que suportou os exércitos birmaneses e lutou até o fim durante a invasão do Sião. Ayutthaya em si não foi tão bem-sucedida em sua própria campanha na proteção de seu reino e, eventualmente, também caiu nas mãos dos birmaneses.

A Rainha Suriyothai

Somdet Phra ( สมเด็จพระ ) e Sri ( ศรี ), pronunciado e frequentemente transcrito Si , são seus títulos honoríficos. Seu nome de batismo Suriyothai สุริโยทัย significa ” amanhecer “. É um composto de Suriya , do sânscrito surya सूर्य “sol”; mais Uthai da palavra sânscrita udaya उदय que significa “ascendente”,

Suriyothai nasceu em 1511, e se casou com o príncipe Tien, filho do 14º Rei de Sião sua majestade Yod Fa. Suriyothai foi rainha durante a primeira parte do reinado do Rei Maha Chakkraphat. Em 1548, apenas seis meses após o reinado do Rei Maha Chakkraphat, o Rei da Birmânia invadiu o Sião com a intenção de saquear a capital principal, Ayutthaya.

A campanha militar da Birmânia dominou várias províncias do reino de Sião, como Ban Thuan, Kaphan Tru e Chorakhe Sam Phan. Formando a resistência tailandesa a recuar, já que as forças da Birmânia eram muito maiores. As portas da capital Ayutthaya, o rei birmanês acampou seu exército e esperou. Seu exército teria cerca de 12 mil soldados divididos em três divisões militares, a primeira comandada por Bayinnaung , a segunda pelo vice-rei de Prome e a terceira por Yong, o governador de Bassein.

O Rei tailandês Maha Chakkrapha reuniu seus homens e marchou ao encontro do rei birmanês. Nesta ocasião, ele montou em seu principal elefante de guerra. Acompanhando-o estavam sua rainha, Sri Suriyothai, e uma de suas filhas, a princesa Boromdhilok. Detalhe é que ambas estavam vestidas com armaduras masculinas de guerra.

O fim se deu quando o rei tailandês encontra o rei de Pome, a serviço da Dinastia Tangoo, e uma guerra de elefantes se inicia. Os relatos apontam que o elefante do Rei Maha entra em pânico e foge. Ciente da situação a Rainha em outro elefante entra na luta, e acaba mortalmente sendo feriada por uma lança. É dito que o rei de Pome não sabia que naquele momento estava a enfrentar uma mulher. Apenas após o capacete cair, ele se deu conta que era a rainha e não um soldado.

Os dois filhos do Rei, o Príncipe Ramesuan e o Príncipe Mahin, estavam na batalha. Após presenciar a morte da mãe e irmã, correm para o conflito. o rei de Pome recua, e os príncipes conseguem recolher os corpos e leva-los de volta a capital Ayutthaya. Ramesuan se tornou mais tarde comandante das forças siamesas e morreu em 1564. Mahin se tornou o Rei Mahinthrathirat. 

Já o Rei da Birmânia, Tabinshwehti teve seu fim pelo alcoolismo, fato insólito, é que o alcoolismo surgiu graças a um português chamado Diogo Soares que apresentou ao rei, o vinho português. O rei abriu mão de seus deveres passando tudo ao irmão mais novo, Bayinnaung. Porém seu irmão preocupado com o destino da família real, prende o português, e expulsa ele do país. 

Mas nada disso adiantou, em 1550, aos 34 anos de idade, Tabinshwehti parte para caçar e beber junto a seu amigo português. Porém havia um complô armado para matar o rei. Durante a noite de 30 de abril, dois assassinos adentraram a tenda do rei e o decapitaram. Sua cabeça e corpo foram queimados no dia seguinte. Já seu amigo Soares foi entregue ao filho de um homem rico que o português havia assassinato tempos antes. ele foi apedrejado até a morte. 

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Rio Elite Thai realiza segunda edição

No último dia 16 de novembro, a Comunidade da Rocinha foi o cenário da segunda edição do Rio Elite Thai, evento organizado pelo promotor Diego Bochecha. Reunindo cerca de 800 pessoas, o evento reafirmou sua posição como um dos principais palcos do Muay Thai no...

Conheça os vencedores do Attack Fight Festival 35

Neste final de semana aconteceu mais uma edição do Attack Fight Festival com duas disputas de cinturão, Veja abaixo os resultados. 1º lutas: Matheus Pinokio vence Wanderley Moraes por decisão da arbitragem 2º luta: Maria Eduarda vence Pamela Salles por decisão da...

Thai kids coroa novos campeões em sua 21ª edição

O Portuários Stadium foi palco da 21ª edição do Thai Kids, um dos eventos mais esperados do muaythai infantojuvenil nacional. Com um card de 50 lutas, o evento proporcionou ao público uma maratona de combates repletos de talento e garra, destacando jovens promessas...

Keun Khru ou Yok Khru as tradições antigas do muaythai

Até o começo do século XX para uma academia de muaythai funcionar na Tailândia, ela deveria possuir autorização da Casa Real. O que não era nada fácil. De modo geral, militares e lutadores aposentados eram os responsáveis pelas primeiras academias. Portanto para...