O estádio Rajadamenm foi inaugurado em 1945, logo após o fim da segunda guerra mundial. Naquela época mulheres eram proibidas de lutarem em estádio fixos na Tailândia. O Raja não foi o primeiro estádio fixo na Tailândia, mas é o mais antigo em atividade até hoje. Para entender melhor sobre a questão feminina no muaythai na Tailândia, leia nossa matéria: O mistério sobre as lutas femininas de muaythai na Tailândia.
Após o estabelecimento do RWS: Rajadamnern World Series no ano passado, o Rajadamnern Stadium realizou sua primeira luta feminina na história do estádio entre Aida Looksaikongdin e Zahra Venum Muay Thai. Somratsamee nasceu na região de Chiang Mai (norte do país, na fronteira com a Birmânia). Ela cresceu em uma família muito pobre e seu pai morreu quando ela era criança . Quando adolescente viu uma luta de Muay Thai e a partir daquele momento ficou viciada, queria praticar, embora não fosse fácil.
Em 2023, RWS: Rajadamnern World Series coroou sua primeira campeã feminina de duas divisões, Somratsamee Manop Gym, que também ganhou 3 milhões de baht em dinheiro. Thainchai Pisitwutinan RWS, presidente e diretor do conselho da Rajadamnern, disse:
“As lutadoras geralmente não têm plataforma para mostrar seu talento ou suas habilidades e muitas
delas que são extremamente talentosas não continuam nesse caminho porque não conseguem
lutar”.Porém, após a criação do RWS: Rajadamnern World Series no ano passado, tivemos muito sucesso e geramos muito interesse do público com as lutas femininas. Vimos muitas lutadoras mostrarem seus talentos e elas realmente mostraram que também são verdadeiras guardiãs desse esporte.
Em nosso torneio RWS mais recente em 2023, Somratsamee ganhou 3 milhões de baht, a mesma quantia que nossos campeões masculinos ganharam, além de se tornar a primeira bicampeã da divisão RWS.”
O Rajadamnern Stadium decidiu fazer história ao anunciar o primeiro ranking feminino da divisão peso galo feminino (118lbs), na esperança de também criar um grande interesse sob as lutas femininas. No dia 23 de dezembro a Raja colocou seu cinturão em jogo, entre Somratsamee versus Sevgi Venum.
Somratsamee é campeã do Torneio RSW 2022 e 2023, vice-campeã mundial (IFMA), 44 vitórias e apenas 6 derrotas, já Sevgi é 3x campeã mundial (IFMA), campeã europeia WAKO, com 153 vitórias, 21 derrotas. Confira a luta completa abaixo:
@somratsamee_manopgym fez história mais uma vez, tornando-se a primeira campeã feminina do Rajadamnern Stadium e se solidificando como uma das maiores lutadoras de Muay Thai desta era.