[mnky_ads id=”5637″]É claro que é bom manter algumas das tradições do Muaythai em nosso país, mas será que são realmente tradições tailandesas? Aqui estão algumas das tradições que envolvem o Muaythai, que acreditamos que foram tiradas do seu contexto original.
Fazer reverência a cada 30 segundos
Acredite ou não, mas os tailandeses não ficam o tempo todo se curvando um diante do outro, e esse gesto de respeito não é feito para qualquer pessoa. Caso de você não saiba, “wai” é um sinal de respeito na Tailândia, que envolve unir a palma das mãos e abaixar a cabeça.
Os Tailandeses usam o wai para cumprimentar uns aos outros ou dizer adeus. No treinamento, ele é raramente usado. Mas em algumas academias ou ocasiões usam esse gesto ao invés de tocar as luvas, mas, além disso, é muito raro.
Tocar ‘sarama no treino.
O Sarama é a música tradicional tailandesa que é tocada durante todas as lutas de Muaythai (muitas vezes ao vivo!), não no treino. Na Tailândia, os Tailandeses normalmente escutam músicas que agradam o gosto pessoal de cada um.
Em academias mais tradicionais, sem muitos farangs, as músicas que envolvem os treinos são músicas na maioria das vezes Tailandesas. Pop, Rock, Dance, mas todas tailandesas.
Já em academias que possui um número maior de estrangeiros, essas músicas podem variar bastante, desde músicas americanas, como pop, rock, dance e até mesmo sertanejo brasileiro. Acredite se quiser!
Chutar árvores até derrubá-las
Uma das mais constrangedoras “tradições do Muay Thai ocidental” é assistir aos vídeos onde lutadores derrubam árvores na Tailândia com chutes.
Mas vale lembrar que essa pratica não é treino, e não faz parte da formação de nenhum lutador na Tailândia ou fora da Tailândia. Essa pratica na maioria das vezes é usada para publicidade de um atleta. Como foi no caso do Buakaw Banchamek.
Uso do kruang/prajied no treino.
O Prajied/Kruang é um amuleto de sorte para ser usado durante os combates. No Brasil também é usado durante os treinos para indicar qual a graduação do aluno, como acontece em outras artes marciais, como é o caso do Jiu Jitsu ou Karate. Mas na Tailândia, não há graduação. E não se usa os amuletos na academia e no horário de treino.
E ai ? Você é um desses tipo de praticante de Muaythai que utiliza as “tradições” do esporte muito mais do que seus próprios criadores ? Entenda, o respeito pela arte esta em conservar suas tradições e métodos de treinos, e não sobrecarregar quaisquer dos pontos que possam envolver o esporte.
#ficadica!