O termo “Kung-Fu” sempre causou problemas para aqueles que estudam as artes marciais como um todo. Jean Joseph Marie Amiot foi um francês, jesuíta que frequentou a corte chinesa durante a dinastia Quing (1644 a 1912). Ele é creditado como o primeiro ocidental a citar o termo “Kung-Fu” para definir a complexidade do que era praticado no império chinês. Seu artigo foi chamado ”Notice du Cong-fou de bonze Tao-sée” publicado em 1779. Aliás, foi em 1772 que Jean Joseph traduziu para o francês o livro “Arte da Guerra”, essa foi a primeira tradução feita para o ocidente.
Porém o termo “kung-fu” refere-se a “trabalho duro”, algo que se adquiri com anos de prática, e não necessariamente uma arte marcial. O conceito chinês de combate/arte-marcial/arte da guerra é chamado de “Wushu”. O termo “kung-fu” ficou popular graças a cultura pop, filmes e séries sobre “as lutas chinesas” muito populares nos anos 1960-1970 aqui no ocidente.
Minha intenção nesta matéria não é traçar a história do Kung-fu/Wushu que aliás é muito rica e complexa para apenas uma matéria. Livros são melhores recomendados para tal missão. Apenas fica a informação a respeito da tradução e seu real significado.
OS 2 IRMÃOS FRANCESES
Os primeiros registros a respeito de outra arte marcial enfrentar o muaythai em terras siamesas (Tailândia) são do século XVIII, provavelmente 1789. A história conta que 2 marinheiros franceses estavam procurando desafios, queriam lutar e com isso ganhar dinheiro. Essa história chegou ao Rei Rama I que consultou o diretor da academia real militar, e ambos concordaram com uma luta valendo 4 mil bahts (na época era uma pequena fortuna).
As crônicas contam que ficou acordado que os irmãos iriam lutar um por vez contra lutadores de muay que faziam parte da academia militar. Após o começo da luta o primeiro francês já estava machucado e cansado, o irmão olhado de fora, em um ato de desespero entra no ringue para ajudar o irmão. Mas essa atitude considerada “covarde” causa uma grande confusão.
Os relatos são confusos, mas todos apontam o mesmo final, os irmãos apanharam muito e foram levados ao hospital, no dia seguinte os irmãos embarcaram no navio para nunca mais voltar.
- Algumas publicações apontam os irmãos franceses como lutadores de Savate (kickboxing francês), porém não é possível confirmar. De fato o Savate surgiu nesse mesmo período criado por marinheiros franceses, mas não há registros oficiais para tal afirmação. A própria origem do Savate é motivo de debate, ele leva o nome do francês para “sapato velho” (calçado pesado, especialmente as botas usadas pelos militares e marinheiros franceses).
O primeiro encontro oficial entre kung-fu e muaythai
Durante boa parte dos anos 1920-1930 o muaythai era ainda chamado de Muay, não havia unificação de regras, e a arte marcial era dividida em estilos regionais. Sendo assim na capital de Sião, Bangkok foi construído no pátio do Colégio Suan Kularb uma plataforma para a prática de muay e boxe ocidental (chamado muay sakoorn).
Em 6 de agosto de 1921 pela primeira vez um mestre chinês chamado Tse Shang desafiou o lutador mais famoso da época; Yang Harntalay (melhor lutador de muay do reino de Sião 1921-22). Tse Shang não estava sozinho nessa viagem, com ele estavam outros 3 mestre chamados Han Hongdun, Wu Daqian e Fu Xingpeng (todos da província chinesa de Hainan). Relatos da época apontam que a luta foi extremamente brutal, com vitória para o lutador thai em apenas 3 mintuos, e deixando o lutador chinês meses sob cuidados médicos.
Em 13 de maio de 1922 outro mestre chinês desafia Nai Yang no mesmo local, a escola Suan Kularb. Desta vez o desafiante era Lai Hu conhecido como o Tigre de Ferro. Porém dessa vez o chinês tinha 10 quilos a mais do que o tailandês. Mas não houve jeito, o chinês foi nocauteado por Nai Yang no segundo round.
Em 1924 outro desafio foi feito pelo lutador Tian Ling, não está claro contra quem ele lutou, porém o resultado da luta infelizmente foi um nocaute por cotovelo que levou Tian Ling a óbito. O lutador teria morrido durante a luta. Essa situação causou a proibição dos desafios entres as nações até os anos 1950.
Foi somente em 21 de dezembro de 1973 que outro desafio oficial foi marcado. Dessa vez no lendário estádio Lumpinee. Dessa vez 2 mestres chineses Huo Guang ( 翟光) e Kuang Han Jie ( 邝汉杰) foram lutar contra dois tailandeses ranqueados do estádio. O resultado foram ambos chineses nocauteados no primeiro round.
Em 1974 uma comitiva vinda de Hong Kong promoveu outro desafio, dessa vez 5×5 no Estádio Lumpinee. A mídia tailandesa promoveu o evento como “A Vingança do Kung-Fu“. O promotor chinês chamado Wai Chin firmou o combate com as seguintes regras; 5 rounds de 3 min por 2 min de descanso, a pontuação seria de acordo com as regras do muaythai, e seria proibido atacar os olhos, mordem, arranhar ou atacar o oponente no chão.Além dos chineses não usarem luvas, as lutas seriam com as mãos nuas.
A primeira luta foi entre Krengprinoi vs Chen Yew, em apenas 1 minuto e 10 segundos o lutador foi nocauteado. Na segunda luta Samarn Lukpanpo enfrentou Tang Li Yuan, a luta encerrou por TKO em 2 minutos e 5 segundos, vitória do lutador thai. Na terceira luta Rerngsak lutou contra Ou Joon Hai, em apenas 1 minuto e 22 segundos o lutador chinês estava nocauteado. Na quarta luta Nongkai encarou Oui Hong em apenas 20 segundos um chute thai amassou as costelas do lutador chinês colocando fim ao combate.
Por fim a quinta luta foi entre Payon que após um ataque de cotovelos, acerta um belo chute na cabeça de Loo Ui-Liang encerrando a luta em 1 minuto e 10 segundos. Todo o evento foi encerado em menos de 10 minutos, em um Lumpinee completamente lotado, inclusive com grande cobertura da imprensa. O resultado foi uma vaia gigante dentro do estádio e muita reclamação. Ao final do evento o promotor chinês diz:
PARA MIM CHEGA, O MUAY THAI É PERIGOSO DEMAIS PARA SER UM ESPORTE.
APÓS 1974 E AS INFLUÊNCIAS QUE FICARAM
Após os combates de 1974, não houveram mais desafios. Estudiosos da área argumentam que tanto a arte chinesa quanto a arte tailandesa influenciaram um ao outro. Os chineses promoveram melhorias dentro Wushu, criaram o Sanda, padronizaram o sistema de ensino. O estilo de muay chamado Tha Sao tem forte influência da arte de combate chinesa. A grande conclusão é que por muito tempo o “kung-fu” não era praticado como um sistema de combate, mas sim como uma prática físico-mental. Já o Muay era uma arte de combate em tempo integral onde estilos lutavam entre em si, e eram constantemente testados.
Essa questão causou as mudanças no próprio Karate, criando o kick-boxing japonês e dando luz ao estilo de Mas Oyama o Karate Kyokushin, já que até os anos 1950 o karate no Japão tinha apenas competição de contato leve. A intenção no final das contas não é debater qual a melhor arte, o melhor estilo, mas sim entender como um contribuiu com o outro nessa evolução.
O próprio Kung-Fu passou por várias transformações, muitas devido ao impacto político na China, sendo em 1949 o governo chinês cria regras específicas para competição que são utilizadas até os dias de hoje.
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