Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

CHOK DEE – A história real por trás do filme

Como Dida Diafat sem futuro na França se tornou um campeão na Tailândia

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 12/03/2021

Chok Dee foi o primeiro filme que assisti sobre muaythai de verdade, e até hoje é meu filme favorito. O filme conta a história de um francês que após ser preso, conhece o Muaythai na prisão, além de entrar em contato com o budismo. Após ser libertado, decide viajar para a Tailândia para treinar e lutar.

O filme foi lançado em 2005 e possui uma história simples, que conta de forma ficcional a vida de Dida Diafat, mas ao mesmo tempo expõe a realidade do muaythai nos anos 1980 na Tailândia. Chok Dee (boa sorte em tailandês), conta com a participação de lendas do esporte como Sangtiennoi Sorrungroj (O beijo da morte), Sirimongkol Singmanassak e Charoenthong Kiatbanchong. Ele chegou direto em DVD aqui no Brasil e infelizmente ficou por muito tempo desconhecido do público em geral, ou mesmo dos praticantes de muaythai.

Assista ao filme completo e dublado abaixo:

 

A VIDA DE DIDA DIAFAT

A história do filme é apenas ficção, Dida nasceu em 1970 na Algeria e aos 3 meses de vida mudou-se para a França. De comportamento explosivo foi expulso da escola e começou a participar de gangues de rua. Aos 18 anos foi preso e passou alguns meses cumprindo pena.

Em 1988 Dida descobre o muaythai na “Derek Boxing Club”, muito animado com o esporte, após 3 meses de treinos fez sua estreia nos ringues, e perdeu. Entendendo que muaythai não poderia ser levado apenas como hobbie mas como profissão, decide se dedicar aos treinos enquanto trabalhava em pequenos bicos para pagar as contas.

Em 1989 Dida viaja a Tailândia para passar 6 meses, seu primeiro destino foi o campo Sor Thanikul, muito famoso por ser o campo do maior chefe da máfia naquele período. Em entrevista para a Siam Fight Magazine, Dida conta que ficou apenas 3 semanas no campo, o motivo? Era comum troca de tiros e tentativas de explosão no local.

Após esse breve período muda-se para o campo Sor Ploechit, Dida foi o primeiro estrangeiro aceito para treinar. Retornando a França, em 1991 Dida se torna campeão mundial na categoria 63.5kg. Em 1993 Dida vence Ramon Dekkers mantendo o título de campeão mundial.

Entre 1991 e 1998 (ano que se aposentou) Dida conquistou 11 títulos mundiais de muaythai. Enfrentou os melhores lutadores de seu tempo como Ramon Dekkers e claro, Coban. Alias, é confirmado que Dida levou Jean Claude Van Damme para conhecer o campo Sor Thanikul, que foi utilizado para filmar Kickboxer – A vingança do Dragão.

Dida Diafat

 

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Rio Elite Thai realiza segunda edição

No último dia 16 de novembro, a Comunidade da Rocinha foi o cenário da segunda edição do Rio Elite Thai, evento organizado pelo promotor Diego Bochecha. Reunindo cerca de 800 pessoas, o evento reafirmou sua posição como um dos principais palcos do Muay Thai no...

Conheça os vencedores do Attack Fight Festival 35

Neste final de semana aconteceu mais uma edição do Attack Fight Festival com duas disputas de cinturão, Veja abaixo os resultados. 1º lutas: Matheus Pinokio vence Wanderley Moraes por decisão da arbitragem 2º luta: Maria Eduarda vence Pamela Salles por decisão da...

Thai kids coroa novos campeões em sua 21ª edição

O Portuários Stadium foi palco da 21ª edição do Thai Kids, um dos eventos mais esperados do muaythai infantojuvenil nacional. Com um card de 50 lutas, o evento proporcionou ao público uma maratona de combates repletos de talento e garra, destacando jovens promessas...

Keun Khru ou Yok Khru as tradições antigas do muaythai

Até o começo do século XX para uma academia de muaythai funcionar na Tailândia, ela deveria possuir autorização da Casa Real. O que não era nada fácil. De modo geral, militares e lutadores aposentados eram os responsáveis pelas primeiras academias. Portanto para...