Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

CHOK DEE – A história real por trás do filme

Como Dida Diafat sem futuro na França se tornou um campeão na Tailândia

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 12/03/2021

Chok Dee foi o primeiro filme que assisti sobre muaythai de verdade, e até hoje é meu filme favorito. O filme conta a história de um francês que após ser preso, conhece o Muaythai na prisão, além de entrar em contato com o budismo. Após ser libertado, decide viajar para a Tailândia para treinar e lutar.

O filme foi lançado em 2005 e possui uma história simples, que conta de forma ficcional a vida de Dida Diafat, mas ao mesmo tempo expõe a realidade do muaythai nos anos 1980 na Tailândia. Chok Dee (boa sorte em tailandês), conta com a participação de lendas do esporte como Sangtiennoi Sorrungroj (O beijo da morte), Sirimongkol Singmanassak e Charoenthong Kiatbanchong. Ele chegou direto em DVD aqui no Brasil e infelizmente ficou por muito tempo desconhecido do público em geral, ou mesmo dos praticantes de muaythai.

Assista ao filme completo e dublado abaixo:

 

A VIDA DE DIDA DIAFAT

A história do filme é apenas ficção, Dida nasceu em 1970 na Algeria e aos 3 meses de vida mudou-se para a França. De comportamento explosivo foi expulso da escola e começou a participar de gangues de rua. Aos 18 anos foi preso e passou alguns meses cumprindo pena.

Em 1988 Dida descobre o muaythai na “Derek Boxing Club”, muito animado com o esporte, após 3 meses de treinos fez sua estreia nos ringues, e perdeu. Entendendo que muaythai não poderia ser levado apenas como hobbie mas como profissão, decide se dedicar aos treinos enquanto trabalhava em pequenos bicos para pagar as contas.

Em 1989 Dida viaja a Tailândia para passar 6 meses, seu primeiro destino foi o campo Sor Thanikul, muito famoso por ser o campo do maior chefe da máfia naquele período. Em entrevista para a Siam Fight Magazine, Dida conta que ficou apenas 3 semanas no campo, o motivo? Era comum troca de tiros e tentativas de explosão no local.

Após esse breve período muda-se para o campo Sor Ploechit, Dida foi o primeiro estrangeiro aceito para treinar. Retornando a França, em 1991 Dida se torna campeão mundial na categoria 63.5kg. Em 1993 Dida vence Ramon Dekkers mantendo o título de campeão mundial.

Entre 1991 e 1998 (ano que se aposentou) Dida conquistou 11 títulos mundiais de muaythai. Enfrentou os melhores lutadores de seu tempo como Ramon Dekkers e claro, Coban. Alias, é confirmado que Dida levou Jean Claude Van Damme para conhecer o campo Sor Thanikul, que foi utilizado para filmar Kickboxer – A vingança do Dragão.

Dida Diafat

 

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Parceiro de mídia oficial no Brasil
WBC Muaythai Brasil

Conversor de Moedas

TH Brazilian Real/Thai Baht5.8131
US Brazilian Real/US Dollar0.1789
EU Brazilian Real/Euro0.1542
28 jul · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 28 Jul 2025 17:05 UTC
Latest change: 28 Jul 2025 17:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Use o cupom: ACERVO

Seminário Champion Camp com Rhuam Show chega ao Nordeste

Floriano (PI), 11 de junho de 2025 – Um evento inédito para a região Nordeste acontecerá no próximo dia 22 de junho (domingo), a partir das 8h30, na cidade de Floriano/PI: o Seminário Champion Camp, com a presença do atleta multicampeão Rhuam Show e seu preparador...