Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Os Demônios guardiões dos templos Budistas

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 01/10/2020

A Tailândia é um país que abriga um sincretismo religioso muito grande. Durante gerações o Budismo e o Hinduísmo fizeram parte da construção do Reino de Sião, e com isso a religiosidade e a crença floresceram no país. Nós falamos aqui da casa dos espíritos e sua importância para o povo tailandês, e sua prática inclusive em campos de muaythai. Mas se você estiver em Bangkok, capital da Tailândia irá encontrar vários templos budistas por toda a cidade. Aliás a cidade possui mais de 400 templos.

Um dos aspectos mais comuns nos templos é a presença dos Dvarapala, Dvara (sânscritos – dvāra) se traduz como portão, e pala (sânscrito pāla) se traduz como protetor, portanto são entidades que protegem os portões dos templos. Eles estão ali como servos dos deuses que habitam o santuário. O sincretismo hindu-budista possui uma lista vasta de deuses, deidades, entidades e formas místicas. Os primeiros registros dessas entidades são do século XIV no período Sukhothai.

Dvarapala

Sua classificação nesta escala é de “seres semidivinos”. Assim como para construir a casa dos espíritos há uma ordem correta, assim é com os templos. Sua posição, portas, portões e locais sagrados internos são determinados por conceitos místicos.

Os Dvarapala possuem armas, emblemas e cores específicos para cada função. Os aspectos mais agressivos estão relacionados a Shiva (Representa parte da trindade sagrada no hinduísmo e a destruição e a transformação) e os aspectos mais humildes a Vishnu (Representa parte da trindade sagrada no hinduísmo e o equilíbrio entre a luz e a escuridão). Além da função de proteção, eles são versados em magia, transformação em animais, humanos ou objetos.

 

Dvarapala budista

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Rio Elite Thai realiza segunda edição

No último dia 16 de novembro, a Comunidade da Rocinha foi o cenário da segunda edição do Rio Elite Thai, evento organizado pelo promotor Diego Bochecha. Reunindo cerca de 800 pessoas, o evento reafirmou sua posição como um dos principais palcos do Muay Thai no...

Conheça os vencedores do Attack Fight Festival 35

Neste final de semana aconteceu mais uma edição do Attack Fight Festival com duas disputas de cinturão, Veja abaixo os resultados. 1º lutas: Matheus Pinokio vence Wanderley Moraes por decisão da arbitragem 2º luta: Maria Eduarda vence Pamela Salles por decisão da...

Thai kids coroa novos campeões em sua 21ª edição

O Portuários Stadium foi palco da 21ª edição do Thai Kids, um dos eventos mais esperados do muaythai infantojuvenil nacional. Com um card de 50 lutas, o evento proporcionou ao público uma maratona de combates repletos de talento e garra, destacando jovens promessas...

Keun Khru ou Yok Khru as tradições antigas do muaythai

Até o começo do século XX para uma academia de muaythai funcionar na Tailândia, ela deveria possuir autorização da Casa Real. O que não era nada fácil. De modo geral, militares e lutadores aposentados eram os responsáveis pelas primeiras academias. Portanto para...