Por Raphael Ribeiro
Existem centenas de dicas para se ter uma boa visita na terra do sorriso, hoje iremos listar 3 que são de extrema importância para quem realmente deseja ter uma experiência diferenciada pela a Tailândia.
Quando saímos de um país para o outro, vamos em busca de algo novo, como por exemplo praias, gastronomia, esportes e toda a cultura que o outro país possa nos oferecer. Mas, é necessário tomar cuidado com a forma que agimos, para não ser taxados de visitantes mal educados.
Dica 01 – Aprender como se deve agir
Aprenda como agir na Tailândia. Assim como a maior parte dos países, a Tailândia tem uma série de costumes aos quais você deve prestar atenção. O mais importante é evitar elevar o tom de voz ou ficar bravo, pois sinais de raiva não são bem vistos na “terra dos sorrisos”.
Os cumprimentos no local são diferentes daqueles que se usa no Brasil. Em vez de apertar as mãos, acenar com a mão ou com a cabeça, a maneira correta de se cumprimentar alguém na Tailândia é com o sinal de ‘wai’. Junte as pontas dos dedos logo abaixo do queixo, como se fosse começar a rezar, e incline a cabeça. Evite muito contato físico e tire os sapatos antes de entrar em templos budistas ou casas de nativos.
Não importa o que você faça, os tailandeses o verão como estrangeiro e provavelmente o chamarão de “farang” em vez de usar o seu nome. Para alguns, esse termo é depreciativo, e para outros é apenas comum. Aceite-o e não confronte. Os tailandeses têm orgulho de sua educação e provavelmente não usarão “farang” em um sentido negativo, a não ser que você dê a eles um motivo para tanto.
Os tailandeses têm um forte senso de nacionalismo que aparece em toda a cultura do país. Eles lhe falarão de maneira orgulhosa sobre o país, sua história e sua cultura única. Ao mesmo tempo, sempre verão você como diferente, e isso se manifesta de maneiras estranhas. Se você se envolver em um acidente de carro, por exemplo, provavelmente será culpado por ele. Se não estivesse no país, não estaria no carro em primeiro lugar e nenhum acidente teria acontecido. Não faz muito sentido, mas não adianta brigar.
Dica 02 – Aprenda a língua do país
Aprenda a língua. A maioria das pessoas que se muda para a Tailândia acha quase impossível distinguir frases ou até palavras individuais. Como em qualquer língua, levará algum tempo para desenvolver ouvidos para o tailandês, porém os nativos adoram quando os estrangeiros se esforçam para aprender. Você descobrirá que será recebido com mais hospitalidade se pelo menos tentar falar o idioma local.
Porém, nas áreas turísticas, geralmente há alguns atendentes que falam inglês, como nos principais provedores de celular e internet. É uma boa ideia aprender o quanto de tailandês for necessário para viver o dia a dia entre os nativos.
Caso você tenha interesse em aprender sobre o idioma Tailandês, saiba que agora no Brasil existe um curso online que poderá te ajudar e muito. A escola de educação à distância é uma plataforma voltada para o idioma Thai, onde a professora é uma Tailandesa que fala português. O que facilita ainda mais a forma de aprender. Clique aqui para conhecer o curso.
Dica 03 – Explore a cultura
Leia sobre a história e a religião da Tailândia. Os tailandeses têm bastante orgulho do país e da história dele. O budismo theravada é uma parte importante dessa história, e cerca de 95% da população é budista. Há templos por todo o país que você poderá visitar, e os monges são os membros mais venerados da sociedade. É possível até ver imagens deles em grafites, em táxis e em comerciais de TV.
Abrace o lado espiritual da Tailândia. O país budista oferece retiros de meditação e tours por diversos templos e santuários.
Chiang Mai em particular tem muitos templos budistas lindos e abertos ao público. Demonstre respeito ao visitá-los usando as roupas apropriadas e tirando os sapatos antes de entrar.
A maior minoria da Tailândia é a islâmica. Compondo cerca de 4% da população, grande parte dos muçulmanos vive nas províncias do sul, perto da fronteira com a Malásia. Também há comunidades cristãs, hindus, confucianas e taoistas em Bangkok.
Além do grande lado bonito dos templos e da religião, a Tailândia conta com uma gastronomia incrível com mais de 500 tipos de temperos e uma enorme quantidade de pratos exóticos e tradicionais.
Então já sabe, faça da sua experiência na Tailândia algo único. Não seja como a maioria que visita o país mas perde cerca de 80% do que poderiam aprender e viver pela terra dos sorrisos. 🙂