As diferentes formas de se treinar sparring no Muaythai

Sparring não é tudo igual, entenda as diferentes formas para se treinar melhor

Publicado em 11/02/2015

Viu algum problema com essa publicação? Envie um e-mail para contato@acervothai.com

No Muaythai é possível desenvolver um trabalho de sparring em 4 estilos diferente. A ideia é trabalhar o seu melhor jogo contra seu adversário.  O Sparring é onde você deve aperfeiçoar suas técnicas de Muaythai. É o lugar onde você precisa se concentrar nas áreas em que seu jogo de luta precisa ser melhorado.

1 – COMPLETO

O estilo completo tem como objetivo trabalhar todas as partes do seu jogo de luta, com chutes, clinche, socos, cotovelos e desequilíbrios. Nesse tipo os atletas além de trabalhar suas habilidades de ataque e defesa, também trabalham sua movimentação no ringue para obter um melhor raio de ação.

2 – CLINCH

Para muitos lutadores é o estilo mais trabalhoso, no clinch os atletas procuram desenvolver uma melhor técnica de desiquilíbrio, joelhadas colocadas e suas resistências. Além de ser muito bom para manter o gás sempre em alta.

3 –  BOXE

Como o nome já diz, o sparring de boxe é o momento certo para trabalhar os braços. Desenvolver uma melhor esquiva e os posicionamentos de socos com uma maior precisão. Nesse tipo de sparring, somente é valido o uso de socos.

4 – CHUTES E TEEPS

O trabalho de pernas é voltado apenas para os chutes e teeps e bloqueios. É um trabalho fundamental para aumentar a velocidade de seus chutes, bloqueios e respostas com os teeps.

Sparring sem equipamentos de proteção

É comum que diversos lutadores treinem sem materiais de proteção como, luvas, caneleiras ou capacete. Sendo que ambos socam, chutam e até entram com golpes de cotovelo. Na Tailândia esse tipo de treino se caracteriza por lutadores muito técnicos e que conseguem manter um auto-controle muito grande de suas habilidades.

No Brasil por exemplo, é difícil em uma aula comercial ter todos os alunos com caneleiras e luvas. Mas isso não impede o desenvolvimento do trabalho, se for feito com supervisão de um bom professor.

Algumas dicas que poderão ajuda-lo no sparring

Dica # 1 – Tenha um plano de jogo

Por muitas vezes, lutadores entram sem qualquer tipo de estratégia. A maioria dos lutadores apenas entram em disputa, sem qualquer tática, estratégia ou plano de jogo de qualquer tipo. Antes de entrar no ringue para lutar, tenha uma ideia de quais técnicas de Muaythai e táticas que você quer melhorar, e trabalhe em acima delas.

  • Movimentação:
  • Combinações:
  • Fintas:
  • Trabalhar para agarrar chutes:
  • Clinch

 

 Dica # 2 – Deixe seu EGO de lado

O Sparring do Muaythai  não é o lugar para mostrar seu lado machista, tentando desmoralizar e humilhar quem quer que esteja trabalhando com você.  Se você está realmente melhor do que quem está treinando com você, então implemente certos planos de jogo ou trabalhe em suas técnicas mais fracas para polir todo o seu jogo de luta.

Todo mundo tem seu dia difícil no ringue, no final, ele vai fazer você mais resistente (mentalmente e fisicamente), se você aprender com esses erros. Não deixe que uma má sessão o coloque para baixo ou te deixe irritado. Um bom lutador ou simplesmente um praticante, deve aprender com seus erros e supera-los.

Dica # 3 – Fazer perguntas

Não torne as críticas como algo pessoal, use como combustível para tornar-se melhor na próxima vez que você entrar no ringue para treinar ou lutar.

Aqui estão algumas boas perguntas a fazer aos seus parceiros de treino ou instrutores de Muaythai:

  • O Que você vê no meio treino, que posso melhorar?
  • Que técnicas posso deixar de usar sempre que estou no sparring?
  • Quando eu ficar sobrecarregado, o que eu posso recorrer ?
  • Quanto mais perguntas você perguntar, mais você vai aprender, é simples assim.

Publicidade