Aprenda a falar Tailandês, De forma fácil com uma professora nativa.

Um curso essencial para quem pensa em ir visitar ou morar na Tailândia. Independente se é para turismo, trabalho ou estudar Muaythai.

Keun Khru ou Yok Khru as tradições antigas do muaythai

Cerimônia para aceitação de lutadores era comum até começo do século XX

Faça sua link bio com o muaytthai.com.br
Publicado em 12/11/2024

Até o começo do século XX para uma academia de muaythai funcionar na Tailândia, ela deveria possuir autorização da Casa Real. O que não era nada fácil. De modo geral, militares e lutadores aposentados eram os responsáveis pelas primeiras academias. Portanto para admissão dos lutadores, havia sim um processo chamado:

Keun Khru ou Yok Khru é quando o instrutor aceita o aluno e o aluno aceita o instrutor para ser aquele que o treinará. No passado, o aluno deve servir ao instrutor por um período de tempo antes do treinamento real começar.

Durante esse período, o instrutor estudará o aluno para garantir que ele seja confiável, honesto e capaz. Uma vez que o instrutor esteja satisfeito com o desempenho do aluno, a permissão é dada pelo instrutor para conduzir a cerimônia Keun Khru, em algumas áreas é chamada de cerimônia Yok Khru.

Esta cerimônia é onde tanto o instrutor quanto o aluno aceitam um ao outro e o aluno deve obedecer às regras e regulamentos estabelecidos pelo instrutor.

A cerimônia Keun Khru é realizada na quinta-feira porque, nos tempos antigos, as quintas-feiras são consideradas um dia auspicioso para tais ocasiões. O aluno deve trazer alguns itens pessoais para a cerimônia. Quanto ao dinheiro, depende de cada instrutor individual. A cerimônia é realizada em frente a uma imagem de Buda e o aluno jurará lealdade ao instrutor.

Kronb Khru é uma cerimônia conduzida para o aluno na conclusão de seu treinamento. O aluno agora tem a capacidade de transferir seu conhecimento e habilidade para outros e, ao mesmo tempo, ser capaz de adaptar e aplicar sua habilidade para se adequar à situação. O aluno está pronto para competir em qualquer competição com orgulho.

Nesta cerimônia, o aluno recebe o Monsol de acordo com a tradição daquele campo de treinamento. Novamente, esta cerimônia é conduzida em uma quinta-feira antes do meio-dia na casa do instrutor ou no templo.

Quem publicou?

Tiago Simão

Editor Chefe Acervo Thai Brasil, fundador da revista Muaythai Em Foco e apresentador do Podcast Muaythai Debate. Trabalha na área de Marketing do setor da construção civil.
Use o cupom: ACERVO

Thai kids coroa novos campeões em sua 21ª edição

O Portuários Stadium foi palco da 21ª edição do Thai Kids, um dos eventos mais esperados do muaythai infantojuvenil nacional. Com um card de 50 lutas, o evento proporcionou ao público uma maratona de combates repletos de talento e garra, destacando jovens promessas...

Thai Kids 21: Promessa de Novos Talentos no Cenário Nacional

No próximo sábado, dia 2 de novembro, a quadra poliesportiva Luiz Gonzaga será palco da 21ª edição do Thai Kids, evento que tem se destacado na revelação de novos talentos para o cenário nacional do muaythai. Com um card repleto de atrações, o Thai Kids 21 promete...

Caneleiras de Muaythai

Caneleira de Muaythai: Saiba a importância de usar

Se você pratica Muaythai, sabe que a caneleira é um dos equipamentos mais importantes para garantir sua segurança durante os treinos. A caneleira de Muaythai protege sua canela e tíbia, regiões extremamente sensíveis e vulneráveis a impactos. Um bom equipamento não...

O prêmio mais importante na Tailândia – O lutador do Ano

Dentro do mundo do muaythai há um prêmio tão almejado quanto um cinturão de estádio, o prêmio "melhor lutador do ano". Considerado a maior honraria dentro do esporte na Tailândia, um lutador alcançar tal prestígio, o coloca em uma prateleira acima da média, do já...