Por Renato Carvalho
Tudo indica que a pratica de sair e entrar do país em busca de uma longa permanência como milhares de estrangeiros fizeram ao longo dos anos na Tailândia, acabou.
Desde o ano passado a situação, regularização e atividades de run visa vem sofrendo grandes alterações, até que em setembro deste ano foi divulgado um comunicado oficial pela imigração tailandesa, estipulando um prazo final para a regularização dos estrangeiros que já estão no país, e dando inicio em uma nova era para aqueles que pensam em ir morar na Tailândia. Caso contrário, ao tentarem regressar para o país, serão barrados em suas entradas.
O que é o Run Visa ? O Run Visa é a uma forma de renovar a permanência no país, que tem como objetivo sair do país pelas fronteiras terrestres ou pelos aeroportos. Os praticantes de run visa, por muitas vezes não ficam mais de 2 horas em um país vizinho, antes de regressar para a Tailândia.
E não pense que os maiores praticantes de run visa na Tailândia são os lutadores de Muaythai, em uma pesquisa feita por um site com sede em Pattaya, foi descoberto que modelos russos, brasileiros entre outros são o topo da lista quando se trata de atividades de run visa.
Isso afetará o Muaythai ? O Muaythai que envolve estrangeiros, já vem sendo afetado. Diversos promotores já estão encontrando dificuldades para conseguir lutadores estrangeiros residindo na Tailândia para eventos por todo o país.
Importante lembrar! Não importa se você tem 10 carimbos de entrada ou apenas um, se ao tentar extender sua permanência no país com as atividades de run visa, que tende ficar saindo e entrando, será automaticamente barrado. Diversos lutadores já estão sendo barrados depois de 3 meses, e a imigração está sendo bem firme e clara com todos. A partir de janeiro, não adianta tentar, ninguém irá conseguir mais executar a atividade de run visa, e algumas fronteiras já foram até fechadas para diminuir o número de portas para a pratica.
E agora, o sonho de morar na Tailândia acabou ? Bom, Isso mudará um pouco os planejamentos para morar na Tailândia, pois lutadores de Muaythai não se encaixam em nenhum dos vistos oferecidos até o momento.
A partir de janeiro, somente irá permanecer no país quem tiver os vistos de trabalho ou de estudante, os estrangeiros com vistos de turistas terão apenas uma entrada e com o limite de dias, que poderá variar de acordo com cada país.
Uma solução viável é procurar dar entrada no visto de estudante, para poder continuar morando na Tailândia. E vale ressaltar que os estrangeiros que decidirem pelo visto de estudante, terão que se matricular em escolas e ter frequência escolar. Este visto custa em média 25,000Bahts (R$2,600).
Para dar entrada no visto você não poderá estar em solo Tailandês, e a imigração aconselha que o pedido de visto seja feito no país de origem de cada estrangeiro.
São pouquíssimas as academias de Muaythai que conseguem oferecer vistos aos estrangeiros, isso acontece por que a maioria das academias não são registradas como instituição de ensino no ministério da educação, entre outros pontos.