• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
Hot, PushWeb, Sobre Muay Thai

10 dicas para ajudar você a melhorar seu treino de sparring

Por Tiago Simão

Já discutimos sobre as questões de como se deve treinar o sparring e os tipos que são praticados, cada um com seu objetivo. Agora vou passar 10 dicas simples para quem está começando ou se você está procurando melhorar.

ffg

01 – Não dê 100%.

Simples, não é uma luta, não vale nada, é treino. Bater “pesado” vai no máximo machucar seu colega de treino ou até mesmo lhe machucar. Qual a vantagem? Escreve ai nos comentários, pois eu não sei.

02 – Deixe seu Ego de fora.

Você bate, você apanha, entenda que é simples assim. Se você não aguenta a pressão de ser golpeado sem perder a cabeça, peça pra sair, está no esporte errado, ou aprenda a ter controle emocional, você tem que melhorar sua técnica e não bancar o “macho”.

03 – Tudo é técnica e percepção.

Seu oponente baixa a guarda direita? Ele abre a base demais? Não mostra muita postura? Isso é percepção, você está entendo os pontos fracos dele, explore isso. Se for chutar, chute com vontade, se for aplicar golpes de mão, que sejam fortes, o Muaythai exige força e técnica, mas não atos “burros”, saiba analisar o que você está enfrentando.

04 – Tenha repertório.

Tiago, eu gosto de joelhos, sou Muay Khao; beleza, bacana, mas isso não basta.
Você precisa treinar o conjunto, e suas joelhadas serem o diferencial, para não ser sua única saída. Peça a seu treinador/professor para explorar mais seu repertório, treino e mais treino.

05 – Conheça as regras.

Não conheço nenhum atleta que desconheça a regra de seu esporte, no Muaythai não é diferente, você tem que conhecer os comandos e os regulamentos, seu jogo de luta só funciona a partir disso.

06 – Estude Muaythai

Treinar não basta você precisa estudar entender a técnica, conversar com seu treinador/professor, ser chato com você mesmo, receber critica, o caminho não é fácil, mas se for pra ser “mais ou menos” nem comece.

07 – Sempre troque de dupla/parceiro de treino.

É bem comum você ter mais afinidade de treino com alguém, mas isso cria uma zona de conforto, seja em treinos de Pao, Clinch ou Sparring troque sempre sua dupla, pessoas mais altas, baixas, gordas, magras, tudo para testar como se comporta frente a algo diferente do seu jogo normal.

08 – Equilíbrio e Postura.

São as duas palavras-chave do Muaythai, você precisa de equilíbrio para executar os golpes de forma correta e precisa de postura, para bloquear, atacar, contra-atacar e permanecer em sua base.

09 – Sabai Sabai

O termo “sabai sabai” pode ser entendido como “tranquilo”, “relaxado”. Esqueça a cara feia, lute relaxado, aprenda a respirar de forma correta, solte os golpes.

10 – Não há vencedores.

Você está treinando para uma eventual luta, ou apenas para melhorar sua técnica, não há juiz ou árbitro, portanto não seja um babaca, treine sério, melhore, mas não as custas de machucar alguém.

Comentários

Comentários